Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Mobi, o urbano da Fiat

por Claudio Carsughi 18/08/2016
por Claudio Carsughi 18/08/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

fiat_mobi_likeon_009
Trafegar nas grandes cidades tem sido um desafio à paciência dos motoristas que acabam perdendo cada vez mais tempo em seus deslocamentos. E, para estacionar, encontram vagas, sobretudo nos shoppings, cada vez menores. Isto em flagrante contraste com a tendência da indústria automobilística que, a cada nova série, aumenta um pouco o tamanho de seus veículos. Um exemplo, válido para todos, é o Honda Civic, hoje bem maior de quando foi lançado, a ponto de levar a montadora japonesa a colocar no mercado o City que praticamente veio ocupar o lugar do primeiro Civic.

Assim, a busca de um carro realmente pequeno, ágil, de reduzido diâmetro de giro e que possa estacionar em qualquer vaga, tornou-se uma preocupação de muitos motoristas. Ao mesmo tempo, porém, esses motoristas, já acostumados com uma série de itens de conforto, próprios de carros de categoria superior, dificilmente aceitam a eles renunciar. E querem encontrá-los também no carro urbano.

A Fiat buscou atender a esta faixa de potenciais compradores lançando o Mobi, um carro realmente pequeno, fácil de manobrar, que cabe em qualquer lugar. E que é oferecido em três diferentes versões, cujo preço vai de 31.900 reais até 43.800 reais, permitindo assim ao interessado escolher os componentes que deseja encontrar no carro e adequá-lo às suas reais necessidades.

Rodando na cidade e na estrada com o Mobi, que traz por ora o motor do Palio 1.0, não se tem qualquer surpresa na parte mecânica, mas deve-se atentar para as relações do câmbio de 5 marchas. No Mobi, a quinta marcha é mais longa, a ponto da velocidade máxima ser alcançada em quarta, com a quinta conseguindo-se maior economia de combustível e redução do nível de ruído.

qr-682-web-mobi-6671
Quanto ao conforto, o Mobi privilegia os dois lugares da frente enquanto atrás a sensação é de um carro para 4 passageiros, o eventual quinto somente sendo admissível num percurso curto. Como, aliás, ocorre com seus diretos concorrentes nesta categoria voltada principalmente para o uso urbano do veículo.

IMG_5056

O carro é leve, pois a nova plataforma permitiu uma interessante redução de peso ao mesmo tempo em que aumentou sua resistência torcional, e os ruídos aerodinâmicos são quase imperceptíveis. O que mostra o acerto do trabalho da engenharia da montadora neste novo produto.

No banco de trás, dependendo da versão, pode-se escolher uma maior ou menor inclinação do encosto, o que determina consequentemente o tamanho do porta-malas. Item este que deve ser analisado levando em conta a proposta urbana do veículo , pois quem, por exemplo, deseja levar consigo uma moto terá suas necessidades atendidas pela picape Strada e nunca pelo Mobi.

O visual do Mobi é bem moderno e, em função disso, deve atrair uma ampla faixa de público, que poderá explorar a fundo as muitas cores oferecidas para personalizar ao máximo, ao lado dos numerosos acessórios presentes nas concessionárias, o próprio carro.

Finalmente vale lembrar que o Mobi, no próximo Salão do Automóvel, em novembro, poderá apresentar um novo motor, de 3 cilindros, incluindo-se assim nesta nova categoria de carros pequenos que utilizam este propulsor, normalmente bem mais econômico. A este respeito, aliás, podemos indicar que, em uso urbano em trafego pesado, fizemos com o Mobi cerca de 5 km/l utilizando etanol.

FIAT_MOBI_LIKEON_011

FiatHonda CityHonda CivicMOBI
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Futebol masculino sim, feminino não. Agora a Alemanha
Próximo
Vale o bronze

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência