Ontem à noite, em Salvador, finalmente vimos aquilo que pensávamos poder ver desde o início : um time brasileiro bem organizado, com um ataque em que a movimentação dos quatro homens à frente foi uma constante, Gabigol de um lado e Gabriel do outro bem abertos, Luan um pouco atrás e Neymar, teoricamente na frente mas na realidade armando o jogo. A constante troca de posições, num esquema que podemos definir como um 4-2-3-1, pôs em cheque o tradicional 4-4-2 de quase todos os times da Europa do norte que a Dinamarca apresentou novamente.
A seleção brasileira, na prática, tomou a bola no começo e nunca a devolveu ao adversário, num controle que começava lá atrás com Walace excelente à frente da defesa e Douglas Santos protagonista de ações decisivas. Isso funcionou a contento, os gols foram conseqüência, aparecendo naturalmente, e fizeram apenas surgir a pergunta : porque Micale não tinha proposto isto antes, em lugar do 4-3-3 com Felipe Anderson no meio de campo ?
De qualquer forma, parabéns ao técnico por ter corrigido o erro e parabéns aos jogadores que se movimentaram da forma correta e mostraram que a expectativa do Brasil ter uma boa seleção, até então restrita ao papel mas jamais vista em campo, tornou-se realidade. Finalmente !
Agora é pensar que o torneio olímpico começou de verdade, o Brasil está nas quartas de final e, se vencer a Colombia no sábado, dará um grande passo rumo a uma medalha.
Finalmente deu Brasil!
Anterior