por Claudia Carsughi
A Michelin, fornecedora de pneus para a Fórmula E, lançou para toda a América Latina um pneu novo para carros esportivos, o Pilot Sport 4, aliando performance com segurança.
Feito com borracha sintética e de uma mistura com sílica e exclusiva lona têxtil híbrida feita com aramida e nylon, ele oferece maior aderência no piso molhado, devido ao desenho nas bandas de rodagem , que permite expulsar o excesso de água, diminuindo assim a distância de frenagem.
De fato, andamos na pista e pudemos comprovar que frente à concorrência, ele freia em até dois metros antes em piso molhado e em até um metro antes em em piso seco.
Mas o grande resultado na prática se sente ao entrar numa curva molhada com ele e não sair da trajetória traçada, ao passo que um dos concorrentes, nas mesmas condições, sai facilmente da trajetória, necessitando da correção imediata do motorista.
Para obter esse resultado, a Michelin trabalhou para ter uma carcaça mais resistente porém flexível, a lona híbrida como já citamos acima e as dimensões suportam mais carga e pressão que um pneu normal.
Fizemos ainda um teste de força G, girando em círculo em velocidade mais alta e o pneu Michelin não sai da curva, devido ao seu desenho ele adere melhor ao chão. Outro ponto bastante positivo é que o pneu envolve a roda, evitando aquelas raladinhas na roda que às vezes acontecem.
As marcas envolvidas nas comparações foram Bridgestone, Continental e Good Year.
Enfim, como sempre me disse o Carsughi, os pneus são o único ponto de apoio do carro ao chão, não é neles que deve ser feita economia!
Assista ao vídeo onde foram feitas várias passagens e mostramos duas delas entre pneus Goodyear e Michelin a 100 km/h.