Em 2011 a Nissan começou um projeto ousado, para acompanhar a tendência que estava começando a despontar no mercado que era o crescimento das vendas dos SUV/Crossover. Com mais de 6 milhões de unidades vendidas no mundo desde 2003, a aposta foi certeira e eis que surgiu o primeiro Crossover da marca aqui no Brasil, o Kicks, criado num Centro de design próprio, em Resende, Rio de Janeiro.
Apresentado ontem à imprensa, ele surpreendeu pelo estilo, arrojado, moderno, com faróis com formato arqueado, que avançam sobre os para-lamas dianteiros, teto em estilo cupê, lanternas traseiras arqueadas também, excelente acabamento em couro com três opções de cor e com costuras aparentes muito bem feitas, espaçoso em seu interior, graças à distância dos entre eixos de 2.610m. Tem ainda um amplo porta-malas, com capacidade de 432 litros podendo aumentar se o banco traseiro bipartido for rebatido.
A conectividade também foi um item muito bem pensado e o Kicks não fica pra trás perante seus concorrentes, Seu kit multimídia oferece navegação por satélite e áudio, entretenimento integrado a smartphones e uma novidade, a tela, quando acionada a ré, dá uma visão de 360 graus ao motorista, aumentando a segurança ao manobrar.
O painel exibe agora uma tela digital de 7 polegadas onde há um menu com 12 diferentes informações desde rotas, velocidade, até controle de combustível.
A motorização dele é 1.6 flex, com comando variável de válvulas e entrega 114 cv de potência máxima a 5600rpm com torque máximo de 15,5 kgfm a 4000 rpm e o câmbio é CVT.
Segundo dados do fabricante, os números de consumo são os melhores do segmento, com 8,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada quando abastecido com etanol e com 11,4 km/l e 13,7 km/l respectivamente quando abastecido com gasolina.
Andamos em três pessoas na estrada e pudemos sentar tanto na frente como atrás.
O conforto é realmente um item forte do carro, há um ótimo espaço para adultos quando sentados nos bancos traseiros. A suspensão foi adequada ao solo brasileiro, sendo a dianteira Mc Pherson com barra estabilizadora e segundo a Nissan, ela é 300% mais rígida quando comparada a modelos menores.
Aceleramos na estrada e notamos que ele anda muito bem com o câmbio CVT, tem um ótimo desempenho porém, ao reduzir a velocidade, ele demora alguns segundos para responder.
Falta ainda em termos de conforto o apoio de braços dianteiro, já que é um carro bem completo, cheio de itens que na concorrência são opcionais e nele são de série.
A impressão geral é que o Kicks vem pra brigar por uma interessante fatia de mercado, com vários atributos que com certeza vão agradar ao público.
Como análise final, caberá ao consumidor analisar se quer e pode desembolsar R$ 89.990,00, já que ele vem em uma única versão, a SL.