Como se esperava o GP da Áustria foi um corrida sensacional, cheia de alternâncias, com a vitória sendo decidida apenas na volta final quando Hamilton superou Rosberg, este quis resistir, bateu o aerofólio e acabou em quarto lugar. Assim este GP, que a um certo ponto parecia se encaminhar para mais uma vitória de Rosberg, o que teria aumentado ainda mais sua vantagem no mundial, voltou a tornar incerta a luta entre os dois pilotos da Mercedes, separados agora por 11 pontos.
A situação, desde os treinos, parecia favorecer Rosberg, com Hamilton reconhecendo não se encontrar tão à vontade como seu rival neste circuito , mas na corrida acabou sendo decisiva, em minha opinião, a diferente escolha de pneus no segundo pit-stop. Rosberg optou pelos supermacios enquanto Hamilton, seguindo a orientação de seu engenheiro (e não sem surpresa), viu montarem em seu carro os macios. O que até causou um principio de reclamação por parte de Hamilton que porém ouviu de seu engenheiro a explicação de que o carro renderia mais com os pneus macios. E foi de fato o que ocorreu e lhe permitiu alcançar uma vitória sensacional.
Se agora observarmos a classificação do mundial veremos que a luta pelo título está definitivamente restrita aos dois pilotos da Mercedes, já que a dupla da Ferrari está empatada a nada menos que 57 pontos de distância. Aliás falando em Vettel ele perdeu uma boa chance de vitória quando estava liderando e, em plena reta, explodiu seu pneu traseiro direito sem, como ele mesmo disse depois, tivesse dado algum sinal de que isto poderia acontecer. A este respeito, a palavra agora está com a Pirelli.
Entre os demais cabe destacar a excelente corrida do garoto Verstappen que, embora largando em 8° lugar, conseguiu chegar em segundo com sua Red Bull. Isso graças à uma pilotagem “limpa” que lhe permitiu economizar os pneus e esticar bastante o único pit-stop feito, enquanto a regra geral acabou sendo de dois pit-stops. Como temos dito, trata-se certamente de um ás que está surgindo na F1 e dele ouviremos falar muito nos próximos anos.
Para os brasileiros, cabe destacar a ótima prova de Nasr que com sua modesta Sauber obteve um bom 13º lugar, ficando voltas à fio entre os dez primeiros, enquanto Massa, obrigado a largar do box por um problema mecânico (quebra do aerofólio) acabou tendo que desistir na 65.a volta, quando estava em décimo lugar e ensejava uma corrida de recuperação.
O próximo GP será o da Grã Bretanha (chama-se British GP e não English GP, portanto traduzí-lo GP da Inglaterra é no mínimo curioso) domingo vindouro e as emoções certamente vão se repetir.