A Ford apresentou agora, depois de ter anunciado o lançamento para fevereiro desse ano, seu crossover importado do Canadá, que veio apenas na versão topo de linha Titanium, com motor 3.5 V6, com transmissão automática sequencial de 6 velocidades e paddle shift, tração inteligente AWD e direção elétrica variável com ajuste dinâmico da direção, tabelado a R$ 229.900.
Andamos com o carro num trecho da Serra de Campos do Jordão e a dirigibilidade é excelente, o conforto é, no meu ponto de vista o item mais privilegiado no conjunto de itens a serem ressaltados. Motor muito silencioso, faz curvas com total segurança e mostra a força do motor 3.5 V6 com 289 cv de potência a 6500 rpm.
Várias novidades acompanham esse carro, como por exemplo no quesito segurança, agora os cintos de segurança laterais também inflam em caso de colisão (tecnologia já existente nos cintos traseiros do Fusion). Para maior conforto, os dois bancos dianteiros tem aquecimento e resfriamento.
A câmera frontal tem 180°, aumentando muito o campo de visão do motorista, o alerta para permanência na faixa, monitoramento do ponto cego, a abertura da porta sem necessidade da chave, são mais alguns dos itens que agregam valor a esse carro.
Uma novidade que facilita muito a vida do motorista é o sistema de estacionamento automático, que auxilia o motorista durante a entrada e saída de vagas paralelas,e também no estacionamento em vagas perpendiculares. Funciona através de um botão no console onde o motorista seleciona que manobra quer fazer e o sistema controla o volante automaticamente para realizar a baliza ou estacionamento, sendo que o motorista fica responsável apenas pelo engate das marchas e pelo acionamento do acelerador e freio.
Como alguns concorrentes já mostraram, o Edge agora também tem um comando de abertura do porta-malas ativado por sensor de presença, permitindo a uma pessoa com as mãos ocupadas abrir o porta-malas com o simples gesto de passar o pé por baixo do pára-choque, tanto para abrir como para fechar.
Outra mudança é a nova central multimidia Sync 2 com sistema de som premium da Sony e tela touch screen de 8 polegadas.
Um opcional interessante para quem está no banco de trás são os encostos de cabeça dianteiros com duas telas de DVD, ao preço de R$ 5 mil reais. Outro opcional com esse mesmo preço é o amplo e panorâmico teto solar.
Enfim, um carro à altura de seus concorrentes com preço bastante competitivo!