Aquilo que estava no ar acabou acontecendo. O inglês James Allison não é mais o projetista da Ferrari, sendo substituído, por ora, pelo italiano Mattia Binotto, responsável do setor motores.
A saída de Allison se deve não tanto à falta de vitórias da equipe italiana quanto à sua situação pessoal. Pouco antes do inicio do campeonato, sua mulher morreu e os filhos, que moram em Londres, ficaram sem um ponto de referência em casa, a ponto de Allison volta e meia, sobretudo quando no domingo não estava programado um GP do mundial, voar para Londres de forma a ficar junto com os filhos.
Esta situação, logicamente, acabava tendo reflexos também em seu trabalho, pois Allison não tinha a necessária tranquilidade para desenvolver o projeto do carro deste ano e, ao mesmo tempo, projetar o de 2017. Assim, de comum acordo, Alisson rescindiu seu contrato e voltou definitivamente para Londres.
Por ora, é o responsável pelos motores da Ferrari, Matia Binotto, a tomar seu lugar, mas é evidente que se trata de uma solução emergencial e a direção da equipe italiana está buscando um projetista para continuar o trabalho de desenvolvimento, sobretudo em função do projeto para o ano vindouro. Ao que tudo indica, este elemento será escolhido entre os jovens que trabalhavam com Allison e assim o futuro da Ferrari, pelo menos a curto prazo, se torna uma grande incógnita.