Os treinos para o GP da Alemanha mostraram, uma vez mais, a razão pela qual o espanhol Marc Marquez considera sua “casa” o circuito de Sachsenring. Ele, uma vez mais, conseguiu a pole e, ainda por cima, viu seu mais direto rival, o também espanhol Jorge Lorenzo, cair duas vezes, mostrando que não consegue se encontrar nesta pista. Assim parece que será o italiano Valentino Rossi, que larga em terceiro, seus mais forte adversário.
Tudo começou em 2010 quando o jovem Marquez venceu na categoria 125. No dois anos seguintes, agora já na Moto2, as vitórias se repetiram. E em 2013, 20144 e 2015 foi a vez de Marquez vencer correndo na categoria máxima, a MotoGP. E não apenas vencer mas também fazer a pole e marcar a volta mais rápida da corrida.
Entrevistado por sua preferência por esse circuito, Marquez limitou-se a dizer “me lembra um percurso de Dirt-track” mas a conclusão é que ele tem aí algo à mais. Por isso os dois pilotos da Yamaha que o perseguem na classificação do mundial, Lorenzo distanciado 24 pontos e Rossi nada menos que 42, terão uma tarefa praticamente impossível para tentar supera-lo e assim diminuir um pouco a vantagem de Marquez.
Embora a Yamaha seja atualmente um pouco superior à Honda, é difícil imaginar uma reviravolta exatamente neste GP, até mesmo pelo fato da terceira disputante, a Ducati, tradicionalmente não conseguir expressar aqui todo seu potencial. De qualquer forma, será uma corrida muito disputada…