O GP da Cataluña fugiu do duelo que se esperava entre os dois pilotos espanhóis, Lorenzo (então líder do mundial) e Marquez (vice-líder, a 10 pontos de distância) que tinha sido o motivo do título de nossa apresentação da corrida. A vitória, que na verdade assumiu os ares de um verdadeiro triunfo, coube ao veterano Rossi que assim deu a volta por cima após a quebra do motor que lhe tinha roubado uma eventual vitória no GP da Itália, em Mugello.
A corrida viu Lorenzo assumir logo a ponta, mas sendo perseguido de muito perto por Marquez, enquanto Rossi, que largava em 5º, perdeu várias posições e teve que iniciar uma corrida de recuperação que acabou levando-o, na volta nº 17, assumir a liderança e protagonizar uma apaixonante luta com Marquez, com as voltas derradeiras deixando de pé os 100 mil espectadores presentes.
Marquez até conseguiu ultrapassar Rossi, mas logo depois foi novamente superado pelo italiano que, a partir daí, voou para o triunfo enquanto Marquez contentava-se com o segundo lugar. Um segundo lugar que lhe permitiu assumir a liderança do mundial, com 10 pontos de vantagem sobre Lorenzo que, após uma corrida anonima, com claros problemas em sua moto, ainda foi atropelado pela Ducati de Iannone, que não teve a necessária calma para esperar mais alguns segundos e ultrapassa-lo na reta.
Entre os demais, merecem destaque a boa corrida de Pedrosa, único a largar com pneu traseiro médio (todos os demais usaram o composto duro) e do astro nascente Viñales que com sua Suzuki lutou muito com Pedrosa e mostrou que já no ano vindouro, quando será o companheiro de Rossi na Yamaha, dará muito o que falar.
O mundial mostra agora liderança de Marquez, com Lorenzo distanciado 10 pontos e Rossi 22. Nem um milagre tira o título de um desses três !