Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaJAC

JAC J3, a prova da verdade aos 100 mil km

por Claudio Carsughi 17/06/2016
por Claudio Carsughi 17/06/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

IMG_6145

Toda vez que um país sem nenhuma tradição começa a produzir carros é normal surgir um sentimento de curiosidade e até mesmo de desconfiança em relação a seus produtos.
Foi assim com a Honda, que eu lembro como motivos de surpresa em Paris quando por lá apareceram com seus minúsculos Honda 360 N.
Sucessivamente, num panorama mundial, foi a vez dos sul-coreanos, que desembarcaram nos Estados Unidos e também foram olhados com absoluta desconfiança. Até que, japoneses antes e sul-coreanos depois, conseguiram provar a qualidade de seus produtos e, através disso, colocá-los de forma válida no mercado de usados. Passagem indispensável para qualquer montadora ter sucesso.
No Brasil não foi diferente. Os japoneses chegaram e convenceram, a ponto de hoje serem, em muitos casos, compras seguras. O mesmo aconteceu, anos depois, com os sul-coreanos que nos últimos tempos abocanharam interessantes fatias de mercado.
Agora é a vez das montadoras chinesas, com a JAC abrindo o caminho e sendo depois seguida por outras produtoras de veículos.
Mas ainda falta conquistar a confiança dos compradores e, conseqüentemente, manter um bom preço de revenda, sem o que montadora nenhuma consegue emplacar.

IMG_6148 (2)

Para tirar a dúvida quanto à qualidade dos veículos chineses, conseguimos um JAC J3, modelo Turim, com quase 100 mil km rodados.
Trata-se de um carro que foi submetido a todas as revisões de praxe, indicadas no manual do usuário e com ele andamos um bom tempo em São Paulo e cidades vizinhas.
A impressão estática, externamente quanto ao desgaste de carroceria e pintura, e internamente com revestimentos e partes plásticas em seu conjunto, foi amplamente positiva. Se o hodômetro fosse coberto, dificilmente alguém diria que este carro tem mais que uns 30 mil km rodados.
Quanto à parte mecânica, a impressão também foi positiva. O motor está ainda em bom estado, com respostas prontas à aceleração e sem qualquer ruído estranho. O mesmo vale para o câmbio, de engates precisos e isento de indicações de fadiga de material.
IMG_6150
IMG_6149
A suspensão desenvolve normalmente seu trabalho, sem barulhos de maior monta (existem os que são normais, sobretudo em ruas esburacadas como as de São Paulo) embora os amortecedores originais não tenham sido trocados e a carroceria não tem rangidos que denotem desgaste de seus componentes. Em suma, o carro, em seu todo, agrada. Claramente um motorista atento irá perceber ruídos
diversos, aqui e acolá, sugerindo que um reaperto geral seria bem-vindo. E, com ele, talvez a necessidade de substituir algumas buchas, mas nada de mais se atentarmos para a quilometragem percorrida.
IMG_6144
Alguns itens causaram certa curiosidade, prontamente desfeita. Assim, termos ainda a embreagem original e os amortecedores não terem sido trocados pode, em boa parte, ser explicado pelo fato do veículo ter rodado sobretudo em rodovias asfaltadas. Isto causa menor desgaste dos amortecedores (nas esburacadas ruas de São Paulo certamente não teriam resistido tanto tempo) bem como explica, pelo menor uso, a resistência da embreagem ao natural desgaste. Enquanto os pneus, como é lógico, tiveram que ser substituídos. Mas, no todo, este JAC J3 foi aprovado.
IMG_6142

carros chinesesJACjaponesesquilometragemsul-coreanosTurim
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
O primeiro jogo sem Tite
Próximo
Em Baku tudo favorece Rosberg

Você também pode gostar...

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Picape Maverick 2026 com nova versão Lariat Black

BYD Song Plus tem visual renovado e bateria maior

Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

Fenabrave: preocupações no mercado de automóveis nos próximos meses

Com novas versões e facelift, Ford lança nova Maverick

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Picape Maverick 2026 com nova versão Lariat Black

BYD Song Plus tem visual renovado e bateria maior