Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Honda é autossuficiente em Energia

por Claudio Carsughi 16/06/2016
por Claudio Carsughi 16/06/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

IMG_6198
Estivemos na cidade de Xangrilá(RS) para conhecer o Parque Eólico da Honda, primeiro parque da montadora no mundo, inaugurado há cerca de um ano e meio atrás e vencedor da categoria “Projeto Sócio-ambiental” da Premiação CARSUGHI- L`AUTO PREFERITA”, onde 20 renomados jornalistas do país todo votaram.
Vale ressaltar que a Honda se antecipou ao cumprimento da meta de reduzir em 30% a emissão de CO2 até o ano de 2020.

O investimento feito ficou na ordem de R$ 107,6 milhões de reais.
Lá é produzida toda a energia que a fábrica necessita, inclusive com uma sobra que é comercializada para o mercado, embora a Honda deixe claro que esse não é o foco.

Estamos falando da geração até agora de 95.850 MWh – o suficiente para abastecer uma cidade de 35 mil habitantes. Assim, pensando no meio ambiente, 12 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidos na atmosfera.

Importante explicar que a energia eólica apresenta um dos menores índices de emissão de dióxido de carbono e é favorecida pela boa disponibilidade de ventos no país, em especial, nas áreas costeiras e montanhosas. Como comparação, a cada 1MW gerado a partir da energia eólica são emitidos 7Kg de CO2, enquanto a energia hidrelétrica emite 24 kg.

IMG_6176
O parque tem um total de nove aerogeradores de 3MW cada, resultando em uma capacidade total de 27MW.

O tamanho das torres impressiona, tanto por fora, como por dentro delas, onde há uma escada para que os técnicos subam os 90 metros e um elevador como opção. As torres têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcança 150 metros.

Esse dado é relevante ao considerar que em alturas mais elevadas, onde há menos obstáculos ou rugosidades do terreno, a fluidez dos ventos é mais constante. Com 55 metros de comprimento cada, as pás formam uma das maiores áreas de varredura encontradas em aerogeradores no Brasil, proporcionando assim uma melhor eficiência de geração para os ventos mais fracos.
IMG_6185
IMG_6188

A cidade de Xangrilá foi escolhida por ser o local com ventos mais próximo de uma distribuidora de energia que leva para a cidade de Sumaré.

Para a fábrica de Itirapina, também no interior do estado de São Paulo, ainda não há projetos sobre alimentação energética via parque eólico, pois a mesma está pronta porém aguardando melhores condições da economia para iniciar suas atividades e o Parque eólico já construído não tem capacidade física para isso, será necessária a construção de outro.

aerogeradoresCarsughiHonda EnergyitirapinaMWhParque EólicopásSumarévarreduraventoXangrilá
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Palmeiras tinha os três pontos nas mãos, mas…
Próximo
E-book com cinco idiomas para as Olimpíadas

Você também pode gostar...

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Ford lança Bronco renovado

Por causa da Mini, BMW processa a BYD

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Picape Maverick 2026 com nova versão Lariat Black

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Ford lança Bronco renovado