Neste domingo será disputado o GP da Canadá e, uma vez mais, estabelece-se a dúvida : ganhará Hamilton (que triunfou em Monaco) ou Rosberg voltará à sua trilha de sucessos ? A dúvida com relação ao vencedor continua sendo essa, pois a indiscutível superioridade da Mercedes sobre os demais é evidente e nada faz prever possa ser anulada, a não ser que ocorram circunstâncias particularíssimas.
Mas, pelo contrário, a disputa pelo terceiro lugar no pódio promete muitas emoções, com a Red Bull, agora num circuito bem mais veloz, chamada a ratificar o bom desempenho de Monaco, a Ferrari ansiosa por voltar a ser a segunda força do mundial, e a Williams que espera sair do buraco em que se enfiou. Todos fatores que prometem muita disputa entre os pilotos e muita dor de cabeça para os engenheiros chamados a encontrar a melhor solução entre zebras altas (que recomendariam suspensões mais moles) e baixa pressão aerodinâmica para ganhar mais velocidade.
Destacam-se, entre as novidades técnicas trazidas ao Canadá pela Ferrari, a modificação na suspensão traseira, que deveria trazer mais tração em saída de curva e o novo turbo Honeywell para melhorar a recuperação de energia. Por seu lado, a McLaren vai ter um motor Honda com um novo turbo, que deveria garantir um claro aumento de potência e proporcionar, sobretudo a Alonso, o meio de lutar por posições de certo destaque.
Se a isso somarmos as condições meteorológicas extremamente variáveis, com a possível entrada de um safety-car, e as variadas escolhas entre os três tipos de pneus (macios, supermacios e ultramacios) postos à disposição pela Pirelli, fica claro quão difícil será acertar a melhor tática para a corrida. Uma tática que normalmente se baseia num pit-stop único, mas que poderia variar dependendo do acerto de cada carro.
Aliás é interessante observar que até numa mesma equipe (no caso a William) os dois pilotos fizeram opções diferentes, indicando claramente que Massa e Bottas terão estratégias diversas ao longo da corrida. Vejam a seguir o que cada piloto escolheu em termos de pneus: