Neste domingo a MotoGP chega à sua oitava etapa do mundial, no tradicionalíssimo circuito holandês de Assen. E isto , por si só, já é uma novidade, pois Assen, fiel à tradição protestante de não se realizarem quaisquer acontecimentos no dia reservado ao Senhor, sempre teve seu GP realizado no sábado. Acredito, aliás, que este seja o último acontecimento esportivo a aceitar tal mudança, o anterior, se a memória não me falha, tinha sido o GP da África do Sul de formula 1.
Além da mudança de dia, ocorreu também uma mudança no circuito, agora menor e provavelmente mais seguro, mas sem o apelo romântico do anterior que vai ficar na memória de todos os apaixonados por motociclismo.
Dito isto, vale lembrar que a situação do campeonato mundial está totalmente aberta no que diz respeito à disputa pela liderança : Marquez, com sua Honda, está na ponta e Lorenzo, com a Yamaha, o persegue a 10 pontos de distância.
Nessa disputa Valentino Rossi é o terceiro colocado, a 22 pontos de Marquez, o que o alija, ao menos por ora, da luta pelo título. Mas como o mundial é longo (são, ao todo, nada menos que 18 GP) e ainda não atingimos nem mesmo sua metade, uma surpresa é sempre possível. Basta lembrar que, no GP disputado no Mugello, o motor de Lorenzo quebrou no treino e o de Rossi na corrida. Uma inversão destes acontecimentos teria consequentemente alterado profundamente a classificação do campeonato, levando Rossi, com sua provável vitória, à liderança do mundial.
As características técnicas da pista de Assen indicam,em tese, uma certa superioridade da Yamaha, mas isto poderá – ou não – ser confirmado na corrida até mesmo pela eventual influências das condições atmosféricas. De qualquer forma, é fácil prever que teremos mais um emocionante espetáculo.
Anterior