Sucesso de vendas da Citroen, desde quando foi lançado há 13 anos, vendeu mais de 328 mil unidades, passou por transformações visuais e agora ganha novo motor três cilindros 1.2 flex com 90 cv de potência a 5750 rpm e torque máximo de 127 Nm a 2750 rpm.
Seguindo a tendência mundial de downsizing já usado na linha do C4 Lounge, a tecnologia foi estendida a esse motor que, quando comparado ao anterior, apresenta 32% de redução de consumo de combustível, proporcionando números de consumo urbano de 10,6 km/l e 14,8 km/l (para etanol e gasolina, respectivamente) e os de consumo em estrada em 11,3 km/l e 16,6 (etanol e gasolina).
Assim, desempenho e economia andam lado a lado, tendo o benefício de que esse motor menor contribui para a diminuição da redução de poluentes na atmosfera.
Para obter esse resultado, o novo motor ganhou sistema de aquecimento de combustível no bico injetor eliminando o tanquinho, comando variável de admissão (proporcionando menos ruído e maior desempenho) e escape(proporcionando menor consumo e ruído), bomba de óleo variável e sistema de arrefecimento, novos coxins e, para o câmbio de cinco velocidades, novas relações de marchas, reduzindo 9% no diferencial quando comparado ao C3 europeu.
Relações de Marchas
1ª 3,636
2ª 1,950
3ª 1,281
4ª 0,975
5ª 0,767
Marcha à Ré 3,583
Diferencial 4,692
O interior do carro continua o mesmo, tendo recebido nova central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, onde se pode comandar aúdio, rádio AM/FM, USB, navegação , entrada AUX , calculadora e calendário. Esse sistema permite fazer o espelhamento do celular tanto do Ios como do Android.
O Citroën C3 vem equipado com avançada Central Multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, o que inclui diversas tecnologias de conectividade.
Por meio de uma prática tela tátil de 7 polegadas, pode-se manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pela Central Multimídia: rádio AM/FM, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário.
Existe ainda um aplicatico da Citroen chamado Link MyCitroën, exclusivo da marca que dá informações como autonomia, próxima revisão, consumo, funciona via bluetooth e pode ser acessado mesmo à distância.
Andamos com o carro na estrada e pudemos observar quão econômico ele é andando a 90 km/h. Sua suspensão é bem adaptada ao nosso solo, o conforto ao dirigir continua o mesmo, a única mudança relevante é o barulho do motor, claramente perceptível mas normal para três cilindros(todo carro com número ímpar de cilindros passa por isso), mesmo com o reforço de coxins.
As versões e preços estão na foto abaixo: