A chuva que apareceu na fase final do treino de classificação, e que provocou uma acirrada luta entre vários pilotos, acabou premiando Hamilton, que obteve sua 54.a pole da carreira. E ainda se beneficiou com a penalidade de Rosberg que, por trocar o cãmbio, caiu do 2º lugar conseguido na pista para um difícil 7º lugar no grid de largada. Assim este GP da Áustria, em programa neste domingo, traz uma série de indagações que poderão influir – e bastante – no desenrolar do mundial. Assim, uma eventual vitória de Hamilton poderia diminuir novamente a vantagem de Rosberg, atual líder do mundial com 24 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe. E como os dois pilotos poderão usar táticas de corrida diferentes, o que é evidenciado pelas diversas escolhas de pneus, teremos nisso uma das curiosidade técnicas do GP da Áustria.
Por outro lado, como não se pode agora dar por certa uma dobradinha da Mercedes, será das mais interessantes a luta entre Ferrari, Red Bull, Force India e Williams pelos outros lugares do pódio. E, neste sentido, vale lembrar que, a exemplo da Mercedes, também na Williams seus dois pilotos, Massa e Bottas, fizeram escolhas diferentes com relação aos pneus, pelo que é lícito esperar também estratégias de corrida diversas. Isto, numa pista bem curta, em que o trafego será sempre intenso, trará a dúvida se é melhor fazer um único pit-stop ou dois. A isso, naturalmente, se soma a disponibilidade dos pneus ultramacios, ao lado dos supermacios e dos macios. Com relação aos ultramacios, aliás, verificou-se um fenômeno de “graining”, isto é um excessivo desgaste, evidente sobretudo nos dois carros da Mercedes, pelo que o leque de opções táticas se torna ainda maior.
A luta nas posições intermediárias, sobretudo nas voltas iniciais, deverá ser extremamente interessante desde a largada, pois além de Rosberg largar em 7º, teremos Vettel, que também foi penalizado em cinco posições por ter, como Rosberg, trocado o câmbio, largando em 9º.
Em suma, existem muitas e boas razões para aguardarmos com grande curiosidade o que vai acontecer neste circuito bem curto, de asfalto renovado, em que algumas freadas em declive podem, eventualmente, arruinar com os pneus. Além do problema das zebras, que causaram as quebras da suspensão de Perez e Rosberg, e poderão ser um perigo iminente para todos.