Ao chegar ao Brasil, a Hyundai trouxe consigo a experiência granjeada no mercado norte-americano, onde a montadora sul-coreana tinha chegado bem antes, e partiu para uma publicidade bem agressiva, em moldes incomuns para nossos costumes. Uma publicidade do tipo “meu carro é melhor que o teu” que deu certo e tornou conhecidos veículos como i30, ix35 e Tucson, apenas para citar os mais vendidos.
A grande estrela da montadora, contudo, acabou sendo o pequeno HB20, que tinha no motor 1.0 e em seu preço acessível, um fator de vendas amplamente positivo. O progresso do HB20 em termos de mercado, fez a Hyundai transformá-lo quase que numa linha aparte, somando à carroceria hatch uma carroceria sedan, e com isso invadindo a faixa dos sedan médio-pequenos. E oferecendo, além do motor 1.0, também um mais potente 1.6 que recentemente recebeu mais um incremento, com a oferta de um ótimo câmbio automático de 6 marchas. Este sendo um poderoso fator de vendas em cidades de trânsito conturbado como, por exemplo, São Paulo.
Quanto à motorização, contudo, havia um grande espaço entre os 80 cavalos do 1.0 e os 128 cavalos do 1.6. Um espaço que muitos concorrentes estavam começando a ocupar com suas versões turbo dos modernos motores 3 cilindros. Assim, mais do que depressa, a Hyundai também soltou o motor 1.0 turbo, aliás já existente na Europa numa versão mais sofisticada, com injeção direta de combustível. Uma versão que em minha opinião no futuro tomará o lugar do motor 1.6 aspirado, já que tem potência pouca coisa menor.
Andando com este HB20 com motor 3 cilindros turbo, que tem 105 cavalos e um torque de 15 mkgf já a 1.550 rpm, muitos motoristas terão a impressão de estar dirigindo um carro ainda mais potente.
E o grande ganho de torque (de 10,2 para 15 mkgf) produz uma sensação de conforto muito agradável pela elasticidade que traz consigo. Aliás é só observar os gráficos de torque e potência para ter-se um perfeito entendimento dessas diferenças.
Em minha opinião, a Hyundai acertou em cheio e com esta ampliada gama HB20 vai certamente incrementar ainda mais sua presença no mercado nacional.