O Campeonato Brasileiro já não possui grandes craques para elevar o nível do torneio. Agora, com a Copa América, seis clubes da elite serão desfalcados porque o calendário nacional não será interrompido para a disputa da competição continental.
O torneio comemorativo será disputado entre 3 e 26 de junho nos Estados Unidos. Neste período, as equipes que tiveram jogadores convocados terão que encontrar soluções para não cair de produção.
Com muitos jogadores sul-americanos atuando no Brasil, não será apenas o técnico de Dunga que causará o problema. Chile, Equador, Peru, Uruguai e Paraguai também levarão atletas em meio a disputa do Brasileiro.
O Atlético-MG é o time que mais terá desfalques por conta da Copa América Centenário. Além de perder o lateral Douglas Santos para a Seleção Brasileira, a equipe mineira ficará sem o zagueiro Erazo e o atacante Cazares que defenderão a seleção equatoriana no torneio.
Corinthians, São Paulo e Santos aparecem na sequência, cada clube cederá dois atletas. A equipe do Parque São Jorge não terá o volante Elias, na Seleção, e o zagueiro Balbuena, que defenderá o Paraguai. O time do Morumbi ficará sem o zagueiro Rodrigo Caio, também na Seleção, e o lateral Mena, convocado pelo Chile.
Já o time da Vila Belmiro estará desfalcado de duas peças importantes: Lucas Lima e Gabriel. Ricardo Oliveira também havia sido convocado, mas foi cortado devido a uma tendinite no joelho.
Flamengo e Grêmio perderão um atleta cada. O rubro-negro não terá o peruano Guerrero e o tricolor gaúcho ficará sem o equatoriano Bolaños.
Mesmo na Série B do Brasileiro, o Vasco também terá uma baixa. O goleiro Martin Silva foi chamado para defender o Uruguai. Ele é reserva de Muslera.
A lista poderia ser maior, mas o paraguaio Barrios (Palmeiras) e o venezuelano Gonzalez (Coritiba) pediram dispensa para se dedicarem aos seus clubes.