Desenhado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, que acaba de inaugurar seu primeiro projeto em solo brasileiro, o primeiro Museu Louvre fora da França terá uma área de 24.000 m² sob uma cúpula de 180 metros de diâmetro e sua exposição de abertura deve receber obras de Leonardo da Vinci e Andy Warhol. Esses são apenas alguns dos dados impressionantes do Museu que custará algo em torno de 100 milhões de dólares.
Se tudo correr bem, o Louvre Abu Dhabi será aberto ainda em 2016, mas os projetos do Distrito Cultural Saadiyat não param por aí. A construção do Museu Guggenheim Abu Dhabi, o Museu Nacional Zayed e o Museu Marítimo também estão em pleno vapor, e estima-se um volume de investimentos totais de US$ 27 bilhões no distrito cultural.
A estética do Museu Louvre Abu Dhabi, localizado em uma ilha natural adaptada, dá a sensação de estar suspenso sobre as águas e o padrão das paredes permite e incentiva padrões de luz e sombras em seu interior. Serão 55 edifícios dentro da grande cúpula, cada um com uma sala de exposição própria.
Cerca de 300 obras de arte serão emprestadas de 13 instituições francesas para a inauguração, incluindo o Musee d’Orsay et de l’Orangerie, o Chateau de Versailles e o próprio Museu do Louvre. Nessa coleção especial estarão a pintura “La Belle Ferronière” de Leonardo da Vinci, “La Nature Mort au Magnolia”, de Henri Matisse e “Big Electric Chair”, de Andy Warhol.
Se a exposição inaugural do Museu vai contar com um apanhado de peças selecionadas de centros europeus, o acervo permanente do Louvre Abu Dhabi deve buscar uma ponte entre a arte ocidental e a arte oriental. Além das várias galerias e salas de exposições, o Louvre Abu Dhabi também incluirá um museu infantil, um café e um restaurante.
O visitante do Louvre Abu Dhabi deverá reservar um dia inteiro para conhecê-lo, e poderá contar com a ajuda de guias multimídias disponíveis em Árabe, Inglês e Francês