Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fiat

MOBI, uma proposta inteligente

por Claudio Carsughi 17/05/2016
por Claudio Carsughi 17/05/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

IMG_5054
Com a contínua queda de vendas no mercado, a Fiat decidiu lançar um novo modelo, que , por sinal, já estava sendo preparado mas que seria apresentado só mais tarde, junto com uma nova motorização, o 1.0 três cilindros que está sendo desenvolvido e adaptado à tecnologia flex. Uma tecnologia que, no mercado brasileiro, se tornou indispensável para qualquer montadora que ambicione números consistentes de vendas.
Assim surgiu o MOBI, que tem como como destaque uma plataforma inteiramente nova (naturalmente a ser utilizada, em sua concepção modular, para outros modelos) e de peso bem reduzido, embora sem que, para atingir esse ambicioso objetivo, tenha sido necessário renunciar à sua robustez torcional.
O intenso trabalho da engenharia da Fiat na redução de peso, que naturalmente se estendeu a todos os componentes, teve, como desfecho, uma marca de apenas 907 kg. Isto permite ao MOBI um desempenho à altura, mesmo com o motor 1.0 quatro cilindros de 75 cv conjugado com um câmbio de 5 marchas. Um conjunto, herdado de Palio e Uno, que tem uma função transitória e será usado até a chegada do motor 1.0 três cilindros.
Pelo resto, a suspensão repete, em seu conceito, a positiva concepção de Palio e Uno, naturalmente adaptada a um comprimento total de apenas 3,56 metros e largura de 1,63 metros. Na frente temos o conhecido esquema McPherson e na traseira um eixo de torção, sendo que os freios são a disco na dianteira e a tambor na traseira. A sensação, numa breve tomada de contato realizada nas ruas e avenidas de São Paulo, foi de um trabalho muito bem feito.
Quanto ao design, feito para se destacar no conjunto de carros pequenos e apelo eminentemente urbano que tem sido recentemente lançados, agrada, mas aí se trata de uma opinião puramente pessoal.
De qualquer forma, o caráter jovem do MOBi é ressaltado pelas cores escolhidas e promete achar facilmente sua fatia de mercado. Um dos detalhes que provavelmente agradará o público é a versatilidade do pequeno porta-malas, onde surgem soluções inteligentes para uma utilização bem racional do espaço e a abertura de 90 graus da porta traseira.
IMG_5056
Como todos os demais carros deste segmento, a começar pelo Up! da VW, embora homologado para 5 pessoas sua utilização normal é para 4. E é nesse contexto que, em minha opinião, deve ser julgado.
IMG_5058
Os preços e versões são:
IMG_5051

CarsughiFiatfreios a discoFreios a tamborMOBIsuspensão Mc Pherson
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Em Itaquera, outro empate; fora, São Paulo ganha a primeira
Próximo
Casa Cor SP marca estreia da Garagem de Estar Renault

Você também pode gostar...

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

Fiat Titano 2026 muda e agora entrega o que faltava

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

Fiat Titano 2026 muda e agora entrega o que faltava

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026