Milton Mendes se destacou no ano passado com suas passagens pela Ferroviária e Atlético-PR. Em setembro, ele foi demitido do clube paranaense após sofre quatro derrotas consecutivas. Migrou-se para o futebol japonês e comandou o Kashiwa Reysol até março deste ano, quando enfim assumiu o Santa Cruz e o levou à conquista do estadual.
Agora, pelo Campeonato Brasileiro, o trabalho de Milton Mendes recebe uma avaliação ainda mais rigorosa, que a própria competição impõe, e vai muito bem. O treinador deu à sua equipe o caráter de que todas as que sobem da Serie B busca: serem temidas.
Até aqui, Milton Mendes soma oito vitórias e seis empates dos 14 jogos que esteve no comando do Santa Cruz. Tudo bem que ainda estamos na segunda rodada e que isso ainda não nos permite uma análise mais profunda, mas ele já venceu de forma autoritária o Vitória, no Arruda, e empatou fora de casa com o Fluminense.
Resumindo, a equipe de Milton Mendes mostra que não é aquela que vai ceder pontos aos adversários. Também não acredito que o Santa Cruz brigará pelo título brasileiro ou por uma vaga na Libertadores — seria impossível afirmar isso agora —, mas que vai dar muito trabalho aos times grandes, vai.