O Campeonato Brasileiros se inicia hoje, mas nenhum dos 20 clubes que estarão na disputa é apontado como favorito para levantar a taça ao final da disputa. Sem grandes equipes e com escassez de craques, o nível técnico da competição corre o risco de ficar bem abaixo do esperado pelos torcedores.
Em sua 14ª edição disputada no sistema de pontos corridos, o campeonato segue a mesma fórmula. A principal novidade é em relação aos dias e horários dos jogos. Além da quarta-feira, da quinta-feira, do sábado e do domingo, haverá partidas também às segundas, às 20h.
A intenção da CBF é seguir o mesmo modelo de alguns campeonatos europeus, como o Inglês e o Italiano, que fecham as rodadas às segundas. Nos Estados Unidos, o futebol americano também tem jogos às segundas, data nobre para a modalidade.
“É um horário de sucesso em outros campeonatos mundo afora. Vamos entender como será recebida essa dinâmica”, comentou o diretor de Competições da entidade, Manoel Flores.
As 11 primeiras rodadas do Brasileiro já foram divulgadas e a 12ª está programada para acontecer no meio da semana, com isso os jogos às segundas devem começar a partir da 13ª rodada, no início de julho. A entidade pretende colocar grandes equipes para duelar neste dia da semana.
Criticado por dirigentes, técnicos e jogadores, o horário das 11h do domingo volta à competição. O forte calor em algumas cidades foi motivo de reclamação dos profissionais envolvidos nas partidas.
Porém, perante ao público foi um sucesso em 2015, sendo que entre os cinco maiores públicos do ano, um deles foi no horário matutino. Na vitória do São Paulo sobre o Coritiba por 3 a 1, quase 60 mil torcedores estiveram no Morumbi.