O Campeonato Mundial de F1 chegou à sua etapa mais glamourosa, o GP de Monaco, tradicionalmente disputado nas apertadas ruas do Principado e com uma programação diferente de todos os demais. Com efeito, aqui o primeiro dia de treino ocorre na 5.a feira, sendo a 6.a reservada a outras competições e às muitas festas que permeiam o GP, para voltar à normalidade no sábado, com destaque para o treino de classificação. Pois largar na pole em Monaco é meio caminho andado para a vitória, o que explica a razão pela qual todas as equipes testaram exaustivamente no treino de 5.a feira os novos pneus ultramacios que fornecem um desempenho superior aos supermacios e macios que foram postos à disposição dos pilotos pela Pirelli.
No treino de quinta feira a grande surpresa foi fornecida por Ricciardo, que conseguiu, com a sua Red Bull equipada com uma nova versão do motor Renault, ficar abaixo da marca de 1’15” (marcou 1’14″607). E, mais do que isso, deixou a cerca de 6 décimos de segundo Hamilton e a 9 décimos Rosberg.
Isso tornou ainda maior a expectativa pelo treino oficial de sábado, quando Ricciardo voltou a dominar, conseguindo uma excepcional pole-position, à frente de Hamilton e Rosberg, o que mostra duas coisas. A primeira, já conhecida, é a excelência do monocoque da Red Bull e a segunda a confirmação de que a nova versão do motor Renault representa um grande passo à frente. Os dois fatores, somados, produziram um carro que, ao menos num circuito lento como Monaco, promete incomodar bastante as Mercedes e, largando na ponta, constituir uma válida possibilidade de vitória.
Totalmente fora dessa possibilidade, pelo contrário, está a Ferrari, neste GP relegada à posição de terceira força do grid e sem qualquer possibilidade de, na corrida, modifica-la, pelo que a eventual conquista de um pódio só poderá ocorrer, por parte de Vettel, se os três pilotos que o precedem tiverem problemas. Pois mesmo a tática em relação aos pneus (o normal será um único pit-stop) não será capaz de alterar essa relação de forças.
Aliás, observe o que cada piloto escolheu em relação aos pneus :
Algumas equipes estão apresentando novidades técnicas e, quanto a isso, existe a natural curiosidade de ver como se portarão durante o GP. Podia-se pensar que a Mercedes continuasse a ser a favorita mas a Red Bull, graças a seu excelente equilíbrio geral e aos progressos do motor Renault, tem boas condições de inverter clamorosamente esta expectativa. E isto cria uma grande curiosidade para ver o que este domingo vai nos proporcionar.
Com relação os pilotos brasileiros era normal esperar dificuldades não apenas para Nasr, cuja Sauber atravessa uma fase de fortes problemas até mesmo financeiros, mas também para Massa, já que a Williams ainda não conseguiu os progressos que seus pilotos esperavam. E os treinos infelizmente confirmaram isso.