Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Monaco com a surpresa Ricciardo !

por Claudio Carsughi 25/05/2016
por Claudio Carsughi 25/05/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

image

O Campeonato Mundial de F1 chegou à sua etapa mais glamourosa, o GP de Monaco, tradicionalmente disputado nas apertadas ruas do Principado e com uma programação diferente de todos os demais. Com efeito, aqui o primeiro dia de treino ocorre na 5.a feira, sendo a 6.a reservada a outras competições e às muitas festas que permeiam o GP, para voltar à normalidade no sábado, com destaque para o treino de classificação. Pois largar na pole em Monaco é meio caminho andado para a vitória, o que explica a razão pela qual todas as equipes testaram exaustivamente no treino de 5.a feira os novos pneus ultramacios que fornecem um desempenho superior aos supermacios e macios que foram postos à disposição dos pilotos pela Pirelli.

No treino de quinta feira a grande surpresa foi fornecida por Ricciardo, que conseguiu, com a sua Red Bull equipada com uma nova versão do motor Renault, ficar abaixo da marca de 1’15” (marcou 1’14″607). E, mais do que isso, deixou a cerca de 6 décimos de segundo Hamilton e a 9 décimos Rosberg.

Isso tornou ainda maior a expectativa pelo treino oficial de sábado, quando Ricciardo voltou a dominar, conseguindo uma excepcional pole-position, à frente de Hamilton e Rosberg, o que mostra duas coisas. A primeira, já conhecida, é a excelência do monocoque da Red Bull e a segunda a confirmação de que a nova versão do motor Renault representa um grande passo à frente. Os dois fatores, somados, produziram um carro que, ao menos num circuito lento como Monaco, promete incomodar bastante as Mercedes e, largando na ponta, constituir uma válida possibilidade de vitória.

Totalmente fora dessa possibilidade, pelo contrário, está a Ferrari, neste GP relegada à posição de terceira força do grid e sem qualquer possibilidade de, na corrida, modifica-la, pelo que a eventual conquista de um pódio só poderá ocorrer, por parte de Vettel, se os três pilotos que o precedem tiverem problemas. Pois mesmo a tática em relação aos pneus (o normal será um único pit-stop) não será capaz de alterar essa relação de forças.

Aliás, observe o que cada piloto escolheu em relação aos pneus :

Pneus_Monaco (905x1280)
Do ponto de vista técnico, esta é uma corrida em que se busca o maior apoio aerodinâmico possível, já que a velocidade máxima alcançável tem uma importância muito relativa no desempenho final do carro. Assim o trabalho dos técnicos é extremamente delicado, inclusive pelo fato do circuito ganhar progressivamente um maior depósito de borracha em seu piso e assim requerer um seguido acerto da suspensão.
Algumas equipes estão apresentando novidades técnicas e, quanto a isso, existe a natural curiosidade de ver como se portarão durante o GP. Podia-se pensar que a Mercedes continuasse a ser a favorita mas a Red Bull, graças a seu excelente equilíbrio geral e aos progressos do motor Renault, tem boas condições de inverter clamorosamente esta expectativa. E isto cria uma grande curiosidade para ver o que este domingo vai nos proporcionar.
Com relação os pilotos brasileiros era normal esperar dificuldades não apenas para Nasr, cuja Sauber atravessa uma fase de fortes problemas até mesmo financeiros, mas também para Massa, já que a Williams ainda não conseguiu os progressos que seus pilotos esperavam. E os treinos infelizmente confirmaram isso.

FerrariGP MonacoMassaMercedesNasrRed Bull
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
GP Abu Dhabi recebe Rihanna e Chemical Brothers
Próximo
Museu do Louvre em Abu Dhabi

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?