O Gp dos Estados Unidos, disputado na pista texana de Austin, repetiu o figurino de sempre nesta corrida : pole e vitória do espanhol Marquez, cada vez mais líder do mundial de MotoGP, chegando a 66 pontos, exatamente o dobro de quantos somou até aqui Rossi, deixando bem claro que, em termos de disputa do título, não haverá luta com o piloto italiano.
Aliás Rossi não marcou ponto algum neste Gp pois caiu, no que foi imitado por seu compatriota Dovizioso com Ducati e o pódio acabou vendo Lorenzo, em segundo, e Iannone em terceiro. Em termos de marcas, portanto, Honda, Yamaha e Ducati mostrando que este campeonato será muito interessante, sobretudo se Yamaha e Ducati conseguirão serem adversárias à altura da surpreendente Honda nos próximas corridas.
Pelo resto, o argumento do dia foi a praticamente certa contratação de Lorenzo pela Ducati, onde em 2017 formará dupla com Dovizioso. Isto, por sinal, abre uma ambicionada vaga na equipe Yamaha, onde ainda não se sabe, neste momento, quem será o futuro companheiro de Rossi.