Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
MotoMotoGP

Moto GP : largada com muitas novidades

por Claudio Carsughi 18/03/2016
por Claudio Carsughi 18/03/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

image

 

Começa neste fim de semana o Mundial da Moto GP e espera-se que as infinitas polêmicas (Rossi x Marquez e Lorenzo) que marcaram a conquista do título por parte do espanhol Jorge Lorenzo não se repitam. Assim o campeonato terá interesse renovado pois aos 4 grandes ( Lorenzo e Rossi pela Yamaha, Marquez e Pedrosa pela Honda) tenta juntar-se a Suzuki com o novato Viñales. Além de uma Ducati sempre em busca de igualar-se aos rivais japoneses, com a dupla Iannone – Dovizioso, enquanto a Aprilia busca sobretudo desenvolver sua moto, olhando para o futuro.
Este mundial apresenta algumas novidades no regulamento, como o cancelamento entre motos oficiais e as cedidas pela fábrica a equipes particulares. Daí a unificação da capacidade dos tanques, agora todos de 22 litros (antes eram 20 e 24, respectivamente). Mas as mais interessantes, em minhão opinião, são a eletrônica com software igual para todos, com centralina Magneti Marelli, e a troca de fornecedor de pneus. Assim os japoneses da Brigdestone cederam seu lugar aos franceses da Michelin e os pneus passaram de 16,5 para 17 polegadas.
Esta troca de pneus naturalmente incide na forma de pilotar e no acerto das motos, pelo que, nos primeiros treinos, vários pilotos encontraram dificuldades. Dificuldades essas, porém, que parecem já terem sido totalmente superadas.

image

 

Para o título, o grande favorito, ao menos por ora, é o atual campeão, Lorenzo, cuja Yamaha M1 mostrou ser superior à Honda RC213V, esta última com problema no fornecimento de potência, que ocorre de forma improvisa e não progressiva. Quanto ao companheiro de Lorenzo na Yamaha não se acredita que Rossi, aos 37 anos, consiga repetir os sucessos da passada temporada que o levaram bem perto à conquista daquele que teria sido seu décimo título mundial.

 

image
Assim a única real ameaça a Lorenzo poderia vir de Marquez, desde que a Honda consiga rapidamente resolver o problema de motor.
Por fim, uma curiosidade. No box da Suzuki estará Casey Stoner, na função de piloto de testes e afirmando quer não pretende voltar a correr…mas nunca se sabe. Ele que foi campeão mundial pela Ducati poderia ser tentado por um novo e clamoroso desafio.

ApriliaHondaLorenzoMarquezPedrosaRossiStonerSuzukiYamaha
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Palmeiras não aprende nem com erros nem com acertos
Próximo
Fla-Flu superará público de Choque Rei no Pacaembu

Você também pode gostar...

Moto Morini: bom filho à casa retorna. A Águia de Ouro trará bons presentes ao consumidor brasileiro?

Carro rebaixado, caminhão arqueado e moto com guidão seca-sovaco: mau gosto no trânsito

Bajaj Dominar 400: ela ajuda a luta de Mahatma Gandhi pela liberdade das pessoas?

Honda CRF 1100L Africa Twin: será que este ícone está à altura de suas concorrentes diretas?

A KTM vai quebrar de novo ou vai virar Indiana de vez?

EICMA 2024: Honda apresenta motor V3 com “turbo elétrico”?

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Moto Morini: bom filho à casa retorna. A Águia de Ouro trará bons presentes ao consumidor brasileiro?

Carro rebaixado, caminhão arqueado e moto com guidão seca-sovaco: mau gosto no trânsito

Bajaj Dominar 400: ela ajuda a luta de Mahatma Gandhi pela liberdade das pessoas?