A Mercedes Benz do Brasil inaugurou sua mais nova fábrica de veículos no interior de São Paulo, na cidade de Iracemápolis, apostando num futuro melhor em função de seu crescimento em vendas em 2015 no Brasil.
Markus Schäfer, membro do Board Mercedes-Benz Automóveis, Produção e Logística, afirma que a Mercedes acredita nas perspectivas de longo prazo do mercado de automóveis no Brasil ; a fábrica de Iracemápolis será referência para as fábricas de porte médio em termos de layout e tecnologia. Assim, conseguimos uma produção altamente flexível e de alta qualidade para atender a demanda local”. Como parte da produção global, Iracemápolis está conectada com todas as fábricas da Mercedes-Benz de automóveis do mundo, permitindo um acesso independente do local aos dados de produção e à gestão do processo. Cada uma das instalações e todos os robôs, por exemplo, podem ser controlados e atualizados recebendo novos programas de software de maneira centralizada.
Depois de apenas 19 meses do anúncio da construção, a fábrica já está pronta.
“Na Mercedes-Benz, temos normas já testadas e comprovadas e kits de produção para nossas fábricas de automóveis, assim como planejamento, instalações e processos. Sua implementação permitiu um prazo de construção extremamente curto e garantiu que a fábrica estivesse pronta e operando rapidamente. O sucesso do projeto rápido foi facilitado por parceiros extremamente capazes e pela dedicação de nossa equipe” acrescenta Schäfer.
O evento contou com a presença de autoridades locais, o governador do Estado, Geraldo Alckmin e o Presidente da Mercedes, sr. Philipp Schiemer. O investimento anunciado foi de R$ 600 milhões , criando desde o início 500 empregos, com expectativa de chegar a 750 até o final de 2016.
O primeiro veículo a ser produzido foi um classe C sedã e no segundo semestre iniciará com a produção do SUV GLA.
Com relação ao papel do Brasil na rede de produção da empresa, Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, afirma que “a Mercedes-Benz do Brasil está firmemente estabelecida no País desde 1956. A abertura de uma nova planta, 60 anos depois, é um compromisso forte com o Brasil e completa um ciclo de produção: a partir dessa inauguração, a Mercedes-Benz será a única da indústria automotiva a produzir automóveis, vans, ônibus e caminhões na América Latina”.