Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Largada da F1

por Claudio Carsughi 17/03/2016
por Claudio Carsughi 17/03/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Zielflagge

 

Finalmente vai começar o Mundial de F1, pelo 67º ano (começou em 1950) consecutivo, com Hamilton a defender o título brilhantemente conquistado no ano passado e a curiosidade de ter abdicado do direto de usar o número 1. reservado ao campeão, preferendo ficar com seu 44. Com ele, a Mercedes, absoluta protagonista nas últimas temporadas e decidida a manter sua clamorosa supremacia.

Para tentar mudar o panorama, a Ferrari trabalhou duramente e seu novo carro é sem dúvida superior ao do ano passado, prevendo-se que deva ficar a 2 ou 3 décimos da Mercedes. Esta, por sinal, é também a opinião de Niki Lauda, o boss da Mercedes que, conjuntamente com Hamilton, indica na equipe de Maranello seu maior rival.
Em minha opinião não haverá luta pelo título que, uma vez mais, deverá ir para a firma da estrela de três pontas mas a Ferrari, em determinadas circunstâncias, poderá ser um adversário mais perigoso e quem sabe superar a marca de 3 vitórias obtida no ano passado.
Das demais equipes, espera-se uma luta acirrada entre Williams, Force India (que cada ano melhora um pouco) e Red Bull (com o renovado motor Renault) pelo terceiro lugar. Isto, por sinal, poderá dar lugar a disputas muito interessantes, logo atrás dos primeiros.
Fica, por outro lado, a curiosidade de ver o que poderá fazer a Renault, agora com equipe própria (adquiriu a Lotus), e espera-se com certo otimismo a estréia da norte-americana Haas, motorizada Ferrari. Isto em face de sua larga experiência nas corridas de seu país e da forma humilde como está encarando a nova aventura,dizendo que chegou para aprender com os inevitáveis erros que irá cometer.
Por fim, não acredito muito na McLaren-Honda, que deverá ter mais um ano difícil, embora não tão desastroso como em 2015.
Quanto aos pilotos, continuo achando Hamilton superior a Rosberg mas é evidente que para a Mercedes seria mais interessante o alemãozinho ser campeão do que uma repetição de Hamilton, pois assim ficaria mais claro que é o carro e não o piloto a fazer a diferença. Uma diferença que Vettel, com sua Ferrari, não terá condições de anular.
Dos brasileiros, espera-se uma boa temporada de Massa, na sua luta interna com Bottas, e uma temporada de evolução de Nasr, sobretudo se sua Sauber for mais competitivo do que no ano passado.
Pelo resto, teremos algumas novidades no regulamento, como a possibilidade de utilizar 5 e não mais 4 motores ao longo da temporada (será a mais longa da história, com nada menos que 21 GPs), um novo desenho dos escapamentos de forma a tornar os carros menos silenciosos, a limitação das mensagens via rádio (por exemplo, o box não poderá mais dar indicações ao piloto sobre a forma de usar o motor) e o novo formato do treino oficial. Veja, a este propósito, o que publicamos em matéria especial neste nosso site.
A novidade mais interessante, em minha opinião, é a relativa liberdade que os pilotos terão para escolher pneus. Em lugar dos 2 tipos obrigatórios, agora cada piloto poderá escolher entre 3 tipos diferentes, sendo porém sempre obrigado a usar só 2 durante cada fim de semana. E aos 4 tipos já conhecidos (duros, médios, macios e supermacios) a Pirelli acrescentou um ultramacio, que deve aumentar o desempenho, embora com reduzida vida útil.

 

image

FerrariForce IndiaHamiltonMassaMercedesNasrRed BullRosbergSauberVettelWilliams
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Nissan lança a série especial limitada e numerada March Rio 2016™
Próximo
Para frente!

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados

    28/05/2025
  • 2

    Vendas crescem em maio e picape continua na liderança; confira o top 10

    03/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?