Tite já perdeu mais da metade dos titulares hexacampeões do ano passado. Até aqui, já foram seis: Jadson, Renato Augusto, Ralf, Gil, Vagner Love e agora Malcom, que foi transferido ao Bordeaux, da França.
Durante a semana, Tite veio a público dizendo que o atacante de 18 anos era um diamante que ainda precisava evoluir sob o seu comando no Corinthians, buscando mantê-lo no clube, mas não deu certo. Depois da partida contra o XV de Piracicaba, o treinador desabafou contra o empresário do atleta Fernando Garcia.
“Eu trabalho para o clube, sem interesse financeiro. Respeito muito o Corinthians, sou profissional. Não trago benefícios próprios de qualquer alçada, financeira ou política, ao fazer um diagnóstico de contratações. Faço o que entendo ser melhor para o clube”, disse o técnico. “Eu digo diretamente para todos os empresários que buscam benefício próprio e grana. Não querem saber o que é bom para o Corinthians, só o que é bom para si. Brincadeira de faz de conta não é comigo”, acrescentou.
Fernando Garcia é proprietário da maior parte dos direitos econômicos de Malcom — o Corinthians é detentor de apenas 30%, mesmo ele sendo prata da casa, pois repassou o que possuía para pagar dívidas com o empresário.
Resumindo, Malcom foi embora pois Fernando Garcia iria faturar bastante com a venda, e qualquer um que estivesse no posto de Tite ficaria tão irritado quanto.
Inegavelmente, a fala do treinador é a representação exata de todas as exclamações que torcedor corintiano faz após a saída de qualquer atleta alvinegro. No entanto, pouco efeito ela causa para os agente. Para eles, tudo vai entrar por um ouvido e sair pelo outro. E em meio ao caos, sempre há um problema ainda maior.
Fernando Garcia também é conselheiro influente do alvinegro; mas, além disso, ele também é representante de mais oito jogadores do clube: Walter, Vilson, Uendel, Guilherme Arana e Matheus Pereira (formados nas categorias de base), Marlone, Lucca e André, este recém-chegado do Atlético-MG.
A qualquer momento alguém pode sair, sem exceções. Tite gosta bastante de utilizar Guilherme Arana nos jogos, como fez frente ao XV de Piracicaba. E se surgir algum interesse pelo jovem lateral? Quem vai segurá-lo no clube? Fernando Garcia?
Todos sabemos que o Corinthians perde com extrema facilidade suas jóias para o mercado europeu de inúmeras formas. Essa é uma delas.