Tal dúvida permaneceu na minha cabeça durante o dia todo, e ainda não obtive uma resposta com sucesso. Isso porque, em minha opinião, a prontidão de uma equipe se dá por dois tipos de resultados: o de rendimento dentro de campo e o numérico, este que não tem tanto peso.
Levando em consideração esses dois aspectos ao analisar paulista por paulista, chego à conclusão de que nenhum está realmente pronto para a temporada. Palmeiras e Santos foram os que menos perderam peças significativas para esta temporada — por enquanto, pois ainda não há um desfecho oficial da saída de Ricardo Oliveira do alvinegro. A equipe alviverde se reforçou bem para este ano, trazendo oito atletas; mas com a base do time do ano passado, seguiu cometendo os mesmos erros com os quais convive há muito tempo.
Tanto Palmeiras quanto o Santos estão longe daqueles times que protagonizaram a final da Copa do Brasil. O alvinegro paulista ainda não conseguiu emplacar uma sequência de resultados positivos. Além deles, há também o São Paulo, que ainda passa por uma longa etapa de transição até encontrar e aprimorar seu bom futebol.
Por fim, o Corinthians cujo caso é o mais mais curioso. Perdeu mais da metade dos titulares campeões nacionais do ano passado e se reforçou bem. Agora segue com forte trabalho de entrosamento e é o único paulista que ainda não perdeu na temporada. Seria o time mais pronto comparado aos rivais? Talvez, mas eu acredito que é o mais bem encaminhado. Deixa claro seu projeto para o ano e a forma de como o segue.
Ainda estamos no primeiro mês de temporada e os resultados já começam a surgir. O ideal seria que a essa altura algumas equipes já estivessem definidas, com um sistema de jogo estabelecido — poucas tem. Contudo, no atual contexto, só nos resta esperar mais alguns jogos, especialmente os da Libertadores.