Neymar já havia dito em sua entrevista à TV Globo que seus problemas judiciais não iriam interferir em seu trabalho dentro de campo, pois era nos gramados em que ele tudo de lado e tinha foco total naquilo que mais gosta de fazer: jogar futebol.
Pois bem, Neymar estava equivocado, e os números têm provado isso. O atacante do Barcelona não marca pelo Campeonato Espanhol desde o dia 17 de janeiro. Dessa forma, deixou o top-10 da Chuteira de Ouro da temporada 2015/16, prêmio entregue para o maior goleador das ligas europeias.
Só nesta temporada, Neymar já perdeu quatro pênaltis, sendo um destes no duelo frente ao Valencia, quando os catalães massacraram o rival por 7 a 0. Todos estavam acostumados a ver o craque deslanchar sobre seus adversários junto de Messi e Suárez. Hoje, o argentino e o uruguaio seguem da mesma forma, enquanto o brasileiro passa em branco por uma sequência de partidas, fato que já se torna um choque.
Neymar caiu de produção, e qualquer ensaio de não relacionar os problemas na Justiça com os resultados do atacante em campo, como Luis Enrique e o próprio craque fizeram, será o mesmo que cair na tentativa de tapar o sol com a peneira.