Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Novo sistema de classificação propõe “dança das cadeiras” para o grid da Fórmula 1

por Claudio Carsughi 26/02/2016
por Claudio Carsughi 26/02/2016
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Temporada 2016

http://www.blogcdn.com/www.autoblog.com/media/2010/09/chinagp-grid.jpg

Imagine que os pilotos de Fórmula 1 tem um minuto e meio para ouvir uma música numa pista. Quando a música para, o que dançar pior está fora. Em analogia, esta é a principal eventual mudança para o Campeonato Mundial de 2016.

Aprovada pelos chefes de equipes e dirigentes da categoria, a proposta tem o seguinte objetivo: permanecem as três “subclassificação”, conhecidas como Q1, Q2 e Q3; Dentro delas, porém, haverá um tempo de 90 segundos (um minuto e meio) para se “salvar” – o último colocado, em tempo, dentro de espaço temporal, é eliminado.

Este tempo não começa de imediato, ao início do Q1. Ele é concebido de modo que a primeira parte da classificação (Q1) ocorra durante 16 minutos – passados sete, o mais lento é eliminado. E aí começa a dança das cadeiras, com um piloto sendo eliminado a cada um minuto e meio (90 segundos). Essa matemática faz com que sobrem 15 para a segunda parte da classificação (o Q2). Depois, o mesmo processo ocorre na segunda parte: 15 minutos totais, o mais lento é eliminado aos 6 minutos de Q2 – e depois a cada 90 segundos um novo piloto é eliminado.

Isso faz com que sobrem 8 pilotos para a fase final, o Q3. Com duração de 14 minutos, a terceira parte tem seu primeiro piloto eliminado após 5 minutos. Depois, novamente a dança das cadeiras ocorre – até que ocorre um head to head para a definição da pole position.

O sistema não chega a ser um playoff como o Chase for The Cup da NASCAR. Até porque a classificação continuará estruturada com três fases e não mexe na classificação do campeonato. De certo modo, lembra alguns tipos de torneios do poker (notoriamente o “com fases”). Se você não está entre o melhor entre uma fase (o Q1), não pode ir para a próxima – onde tudo começa do zero.

De toda forma, vale ressaltar que essa proposta ainda não está efetiva. O sistema de novas regras da categoria pede que haja um “duplo grau” de aprovação. Após o “ok” dos chefes de equipes e dirigentes, é necessária também aprovação pelo Conselho Mundial de Automobilismo, órgão da FIA. A próxima reunião, onde isso será colocado em pauta, ocorre no dia 4 de março. O Campeonato de 2016 tem 20 de março, no Grande Prêmio da Australia.

Massa: “Querem criar o caos”

O piloto brasileiro Felipe Massa, da Williams, deu sua opinião nesta semana sobre a proposta, ainda pendente de aprovação no Conselho. “Tenho certeza, um pouco de caos, carros que deveriam se classificar mais à frente com problemas e precisando largam do fundão. Então isso é algo que pode ser interessante para o público, mas, se é melhor ou não, ainda não sei”, relatou.

De fato o objetivo dos chefes de equipes e trazer mais imprevisibilidade e emoção também à classificação. Esta foi a mesma ideia quando o sistema mudou para as “três fases”.

“Não sei se gosto ou não. Acho que preciso de um tempo para sentar e compreender as regras, compreender as mudanças. A única coisa que entendi é que eles querem criar o caos, e isso certamente vai acontecer”, completou Massa.

 

CarsughiFórmula 1 2016GP AustráliaGridMassaNascarpokerpole positionQ1Q2Q3
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Liga Europa: oitavas interessantes
Próximo
Uefa ficará agitada nos próximos meses

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?