O sorteio dos grupos da Copa América Centenário proporcionou ao Brasil um excelente resultado. A seleção comandada por Dunga está no Grupo B ao lado de Peru, Equador e Haiti.
Não é um grupo fácil, mas ele exige uma atenção especial, e isso o faz ser tão bom para o Brasil. Nunca é bom começar a competição com todos os adversários ruins. Os equatorianos terminaram 2015 na liderança das Eliminatórias sul-americanas, depois de 4 rodadas; têm um estilo de jogo intenso e de bastante velocidade. É o oponente que mais me preocupa.
Já com respeito ao Peru, a seleção do técnico Ricardo Gareca se tornou um adversário conhecido de Dunga. Sabemos que não podemos esperar vida fácil deles; mas, de fato, não serão os mais desafiadores da competição — pelo menos hoje não são.
Quanto ao Haiti, é o oponente mais modesto, do qual o Brasil poderá com tranquilidade arrancar alguns pontos para garantir a classificação à etapa de mata-mata.
A Seleção Brasileira estreia no torneio dia 4 de junho, contra o Equador, no palco do tetra, em Los Angeles.
Outros Grupos
Os anfitriões acabaram se dando mal no sorteio. Pelo Grupo A, o mais equilibrado da Copa, os Estados Unidos irão enfrentar Colômbia, Costa Rica e Paraguai, este que eliminou o Brasil nas duas últimas edições do torneio.
No Grupo C, o México, do técnico Osorio, pega a Jamaica, a Venezuela e o Uruguai. E, no quadrangular D, o Chile, atual campeão, reeditará a final do ano passado com a Argentina, em sua estreia na competição. Panamá e Bolívia completam o grupo.