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FiatIndustria Automobilistica

Um verdadeiro Toro! Conheça a primeira picape média da Fiat

por Claudio Carsughi 16/02/2016
por Claudio Carsughi 16/02/2016
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A Fiat apresentou seu mais novo lançamento que foi criado no Brasil e executado em Pernambuco, a picape Toro.
O mais novo segmento de picapes no Brasil,picapes médias, vem fazendo sucesso. A Renault apresentou no Salão do Automóvel de 2015 a picape derivada do Duster, a Oroch e a Fiat criou um carro totalmente novo, não derivado de nenhum produto anterior.
Comprova-se esse fato inicialmente olhando para o design do carro, arrojado, destemido, diferente do DNA Fiat até agora. Novas linhas arredondadas, grades grandes, faróis elípticos em formato de olho de gato , dão a essa picape a imagem de robustez sem perder o charme de um carro, algo tipo, “hay que ser duro sin perder la ternura”. A Fiat arriscou-se a afirmar que criou um novo segmento, o SUP( SUV+picape), pois a Toro oferece o conforto de um carro com os atributos de picape.

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Conjecturas à parte,vamos analisar os dois modelos que avaliamos. Primeiro andamos no modelo top de linha , a Volcano, com motor turbodiesel 2.0, 170 cv de potência, câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4.
Fizemos um trecho de estrada e gostei da dirigibilidade, o volante oferece uma boa empunhadura, os bancos são de couro e o do motorista com comandos elétricos, a suspensão traseira é do tipo multilink, primeira da categoria a usar esse tipo.
“Entre os pontos mais destacados do conjunto estão a resposta à fadiga e aos impactos, a baixa transferência de impactos para a carroceria, a boa absorção das irregularidades do terreno e o grande curso das suspensões”, explica um dos engenheiros responsável pelo projeto, Vinicius Leal.

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Destaque ainda para a ergonomia dos comandos, bem acertados, com exceção da regulagem dos espelhos, perto da alça de abertura da porta. O volante tem vários comandos que auxiliam o acesso ao sistema multimídia privilegiando a segurança do motorista ao não desviar o olhar da estrada. O comportamento da Toro é o de um sedã médio, enriquecido pela capacidade de carga de até uma tonelada.

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Nessa versão os bancos dianteiros levantam e mostram um excelente porta objetos escondido em seus assentos, o que no caso de cidades grandes se faz altamente necessário pela falta de segurança diária com que convivemos.
Achei o motor diesel nessa versão um pouco barulhento(talvez seja por ser ainda uma pré série)e a aceleração nas primeiras marchas um pouco lenta, retomando a rapidez nas marchas mais altas.
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Para comparar a diferença de desempenho, dirigimos na sequencia um outro modelo, Freedom, câmbio mecânico também com motor 2.0, turbodiesel com 170 cv de potência e 6 marchas, 4×4. A diferença é forte, ela responde rapidamente à marcha usada e o motor é bem mais silencioso, mesmo sendo diesel. A regulagem do banco é manual tanto do motorista quanto do passageiro, os bancos em todas as versões tem diferentes densidades de espuma para acomodar bem os 5 passageiros que cabem no carro, com bom espaço para as pernas aos que sentam atrás.

Ar condicionado dual zone digital, costuras no volante, tapetes com o logo TORO bordado, acabamentos em black piano, são apenas alguns dos inúmeros itens de beleza, sem deixar de falar em todos os controles de segurança passiva e ativa como ABS, EBD e toda a sopa de letrinhas já conhecida.

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A grande inovação vem a tampa da caçamba bipartida, patenteada pela FCA. Ela tem duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas. Leve e prática, a tampa facilita muito o acesso ao compartimento de cargas ― a grande caçamba (820 litros) pode ganhar opcionalmente ainda mais 405 litros com seu inédito e exclusivo extensor, aumentando o comprimento da caçamba e permitindo maior praticidade e eliminando o problema de dificultar o acesso à carga.

as versões existentes são as seguintes:
Freedom 1.8 Flex com câmbio automático de 6 marchas 4×2 R$ 76.500,00
Opening Edition 1.8 Flex com câmbio automático de 6 marchas 4×2 e lista de acessórios inclusos R$ 84.400,00
Freedom 2.0 Turbodiesel com câmbio mecânico de 6 marchas 4×2 R$ 93.900,00
Freedom 2.0 Turbodiesel com câmbio mecânico de 6 marchas 4×4 R$ 101.900,00
Volcano 2.0 Turbodiesel com câmbio automático de 9 marchas 4×4 R$ 116.500,00

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Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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