A janela de transferências entre dezembro e janeiro é considerada a mais importante para o futebol brasileiro, pois é quando os clubes aproveitam para reforçar os elencos para disputar a temporada. Todavia, neste início de ano, o mercado do futebol para os clubes paulistas foi pouco movimentado, sobretudo em relação à contratação de grandes nomes. A saída de jogadores foi maior que a chegada.
Amanhã, todos os clubes iniciam a pré-temporada, com poucas novidades. Atual campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras já encerrou seu ciclo de contratações e agora se preocupa apenas em resolver a situação de Rafael Marques, cujo contrato se encerrou no dia 31 de dezembro. O clube tenta chegar a um acordo com o Henan Jianye, da China, para manter o atacante.
Situação completamente oposta à do São Paulo, que trouxe apenas o treinador argentino Edgardo Bauza, bicampeão da Libertadores. A equipe do Morumbi teve algumas negociações frustradas e ainda pretende trazer o zagueiro Lugano. Sem contratações efetivadas, o zagueiro Breno é visto como “reforço”. Ele se recuperou de uma cirurgia no joelho e poderá participar da pré-temporada normalmente.
Apesar da chegada de dois atletas para o meio-campo, o Corinthians, atual campeão brasileiro, negocia com Marquinhos Gabriel, que em 2015 defendeu o Santos, mas pertence ao Al-Nassr, da Arábia Saudita. Além do meia, André também está muito próximo de assinar. Para a Libertadores, Tite ainda quer mais um zagueiro.
Já o Santos, que contratou apenas o atacante Paulinho, está à procura de um zagueiro. David Braz se recupera de lesão e só deve voltar em março, desfalcando a equipe em parte do Paulista.