Nesse início de ano vou falar de um item que cresce cada vez mais na indústria automobilística, vista sua importância e novas regulamentações, a segurança dos veículos.
Há pouco tempo assisti a uma demonstração de equipamentos de segurança que realmente fazem a diferença, auxiliando o motorista a tomar decisões acertadas em situações de risco.
No caso foram dois veículos Mercedes , uma classe C e uma GLA que demonstraram seus sistemas, onde, por exemplo, quando o motorista resolve fazer uma ultrapassagem, existe um recurso chamado Active Lane Keeping Assist composto por sensores que monitoram o trânsito ao redor do automóvel, enquanto as câmeras identificam se a faixa é contínua ou tracejada. Na iminência de colisão ao fazer uma conversão com mudança de faixa, o sistema intervém e auxilia o condutor para que ele retorne á sua trajetória correta.
Outro recurso disponível é o Active Blind Spot Assist, que mostra ao motorista que há um veículo se aproximando e que está dentro do ponto cego. A Ford já tem também esse recurso no Edge , Fusion e Focus Titanium.
Para completar a segurança, há um sistema de câmera que identifica à frente do veículo um obstáculo e, na iminência de uma batida ou atropelamento, emite um sinal sonoro ou até mesmo freia automaticamente, independente da ação do condutor se estiver até 20 km/h sem danos e se estiver até 50 km/h ele freia encostando no obstáculo.
O que vemos na atualidade é cada vez mais movimentos das fábricas equipando seus carros com sistemas de segurança, que do meu ponto de vista, são fundamentais para um condutor e até usando-os como chamariz para se diferenciar da concorrência.
Muito bom esse movimento, pois quem ganha somos nós!