A Jaguar começa 2016 anunciando a edição limitada British Design do F-TYPE, série especial que promete oferecer ainda mais exclusividade e atenção aos mínimos detalhes. Com motor 3.0 V6 Supercharged com 380 cv de potência e 460 Nm de torque, o modelo é capaz de sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,8 e 4,9 segundos — nas versões cupê e conversível, respectivamente — e atingir os 275 km/h de velocidade máxima, eletronicamente limitada. O Jaguar F-TYPE, modelo mais esportivo da Jaguar, já é reconhecido como dono de um dos mais emblemáticos e bem-sucedidos design da indústria automobilística. Não à toa, o modelo que sucedeu o E-Type à altura — superesportivo produzido entre os anos 60 e 70 que é tido como o mais belo carro de todos os tempos — foi premiado com o “World Car Design of the Year” em 2012, ano de seu lançamento. O F-TYPE British Design Edition traz visual exclusivo inspirado nas cores da bandeira do Reino Unido. Por isso, dependendo da disponibilidade de cada mercado, ele poderá estar disponível em quatro cores de carroceria: Caldera Red, Glacier White, Ultra Blue.
Os clientes também podem optar pelo Ultimate Black, cor inédita para o modelo. Por fora, seu visual esportivo é reforçado pelo Sport Design Pack, pacote opcional na versão V6 S, mas item de série nesta série especial. O pacote traz saia dianteira com acabamento em preto, saias laterais na cor da carroceria, assim como os dutos de ar traseiros. Um aerofólio traseiro fixo também está disponível na versão cupê. As rodas de 20 polegadas com acabamento na cor cinza Satin Dark Grey são exclusivas para a série British Design Edition e trazem pneus mais largos em relação à versão V6 S padrão, com especificações 255/35/R20 e 295/30/R20, respectivamente para a dianteira e traseira.
O modelo é equipado com sistema de freios de alta performance, com pinças na cor vermelha, que proporcionam um contraste belíssimo com o acabamento cinza das rodas. O emblema “British Design Edition” foi colocado na grade dianteira e na parte traseira do modelo. A especificação “S” do modelo ganhou uma pintura especial nas cores da bandeira do Reino Unido. A série especial British Design Edition traz ainda mais exclusividade a esse conceito, ao oferecer revestimento em couro na cor preta nos bancos, portas e painel, com costura contrastante três diferentes cores: vermelho, branco ou azul – as cores da bandeira do Reino Unido.
Os bancos com 14 diferentes opções de ajustes trazem em seus encostos de cabeça o emblema British Design Edition costurado. A fibra de carbono foi o material para ser amplamente utilizado no acabamento interno do console central do modelo, de forma a combinar perfeitamente com o apelo esportivo do modelo. O material substituiu o alumínio que equipa a versão V6 S padrão. A série especial British Design Edition é equipada com sistema de entretenimento In Control Touch Plus, exclusivo para os modelos Jaguar Land Rover, que permite total interação entre o veículo e seus usuários. Além dos smartphones, o sistema também passa a ser compatível com o Apple Watch e permite que os clientes executem comandos à distância como o travamento e destravamento das portas, acionar a ignição do veículo ou mesmo verificar informações úteis como o nível atual de combustível do modelo, ou encontrar a sua localização exata pelo sistema GPS. Esta tecnologia ainda não está disponível para o mercado brasileiro. O sistema de som Meridian de última geração, que varia de 10 a 12 alto-falantes, equipa o modelo e permite a reprodução de músicas sem a mínima distorção de som, independente do volume. A série F-TYPE British Design Edition irá desembarcar no mercado brasileiro em meados deste ano, mas sem data definida. Serão apenas quatro unidades disponíveis para venda. Os valores de venda da série no Brasil, bem como os modelos e especificações técnicas, ainda não estão definidos.