Muito tem-se discutido a utilização da tv para eliminar dúvidas em jogos de futebol. Após a possibilidade de verificar se uma bola realmente entrou ou não no gol, agora o papel da tv poderia ser bastante ampliado.
Com efeito, na reunião que será realizada amanhã em Londres para preparar a agenda do “Annual Business Meeting IFAB”, serão examinadas várias propostas que poderão sucessivamente serem remetidas à apreciação dos 5 integrantes a entidade. Para lembrar, esses integrantes são as 4 federações britânicas (Inglaterra, Escocia, País de Gales e Irlanda do Norte) e mais a FIFA. E a eles cabe discutir, definir e eventualmente modificar as regras que regem o futebol.
Entre os argumentos que poderão ser levados á apreciação da IFAB (iniciais de International Football Association Board) destaca-se a permissão de utilizar a prova-tv para ajudar o árbitro. Mas existem outras igualmente revolucionárias, como a introdução da “expulsão temporária” (à exemplo do polo aquático). E ainda um emendamento à Regra 3 que introduziria a possibilidade de se efetuar uma quarta substituição caso o jogo vá para a prorrogação.
Em minha opinião, são propostas interessantes, veremos agora se serão levadas à apreciação da reunião anual da entidade, este ano celebrando sua 130º realização.