Após 60 anos do lançamento do primeiro DS, chega ao mercado a nova versão do DS 5 da Citroen. Com nova grade verticalizada e esculpida com o monograma DS e novos faróis com tecnologia led vision, que foram trabalhados como pedras preciosas e contribuem fortemente para a identidade dianteira do modelo, ao mesmo tempo em que proporcionam grande qualidade de iluminação.
Além deles, nova central multimidia touchscreen de 7” (navegação, música, configuração do carro, computador de bordo etc.) que simplifica a ergonomia do espaço interno (são 12 botões a menos no console central) e chama ainda a atenção pela alta qualidade dos materiais de acabamento.
Olhando o carro de perfil, nota-se um elemento que chama a atenção e assina o estilo externo: o afilado sabre cromado, que se estende da ponta do farol até as janelas dianteiras. O novo DS 5 afirma ainda mais sua imponência pela grande distância entre-eixos ao considerar a proporção do modelo.
Quando visto de trás, seu porte é reforçado pelas duas saídas de escapamento integradas ao para-choque, assim como pela assinatura composta por seis guias de luz que acompanham o traçado da carroceria.
“O DS 5 é desde o início uma outra interpretação de carro premium. Ele é diferente dos outros, quase inclassificável! Para mim, é o encontro do requinte e da tecnologia. Duas palavras-chave que fazem sentido com o novo DS 5! Nas marcas premium, frequentemente as evoluções se encontram nos mínimos detalhes”, analisa Eric Apode, Diretor Produtos e Desenvolvimento da Marca DS.
A cabine do novo DS 5 lembra o mundo da aeronáutica. E o teto com estilo “cockpit” é o elemento mais simbólico de tal inspiração – organizado em três aberturas para passagem de luz externa, ele cria um ambiente luminoso inédito e pessoal, tanto de dia quanto de noite.
Da mesma forma, o ambiente que envolve o assento do motorista remete em cada detalhe aos aviões de caça. Os principais comandos são reunidos sobre dois consoles centrais (um baixo e outro no teto), sob forma de pushes e toggles switches específicos. Já o volante é achatado e o Head up Display lembra o visor de uma aeronave.
Para que motorista e passageiros desfrutem de um ambiente de glamour, o painel envolvente e os botões espelhados no teto são tão luxuosos e funcionais quanto os de um avião executivo.
Entre os itens de segurança estão faróis com iluminação estática de interseção, assistente de partida em aclive, controle de estabilidade, câmera de ré e mostrador virtual no para-brisa.
O conforto é refinado com assentos elétrico com massageadores e memória de posição; acesso e partida com “chave no bolso” (keyless), inclusive nas portas traseiras; espelhos retrovisores aquecidos; espelho retrovisor interno eletrocrômico, iluminação ambiente e de recepção; ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros.
A motorização THP 165 proporciona bom desempenho, baixo consumo e baixas emissões, associado a sua caixa de câmbio automática com troca sequencial de 6 marchas de última geração. Este motor, é fruto da colaboração com o BMW Group®. Graças à injeção direta de gasolina e ao uso de turbo compressor com intercooler, o motor THP 165 oferece ao mesmo tempo desempenho de alto nível e baixo consumo: são 165 cv de potência máxima a 6.000 rpm. O torque máximo é de 240 Nm e já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir e retomadas dinâmicas.
Já a caixa de câmbio automática AT6 III, com seis marchas e opção de modo esportivo, beneficia-se de uma modulação otimizada dos regimes de passagem em função das solicitações do motorista, proporcionando mais dinamismo e conforto. Ela é fabricada pela japonesa AISIN.
O novo DS 5 é dotado de suspensão pseudo McPherson na frente e uma travessa deformável atrás, com acerto que permite grande equilíbrio entre comportamento dinâmico e conforto. A adoção de uma distância entre-eixos longa e de bitolas dianteiras e traseiras aumentadas também contribui ativamente na característica dinâmica desejada do modelo. Por sua vez, o conjunto de direção do Novo DS 5, com assistência do tipo eletro-hidráulica, se beneficia de uma calibragem específica para retransmitir sensações fiéis ao motorista. Combinado ao acerto da suspensão dianteira, ele realiza excelente transferência de informações ao motorista.
Para uma segurança total, de série, o Novo DS 5 dispõe de um conjunto completo de assistente à condução: ESP com controle dinâmico de estabilidade e antipatinagem (ASR); ABS com ajuda à frenagem de emergência (AFU) e repartição eletrônica (REF); e assistência de partida em aclive/declive (Hill Assist).
O preço dessa linha começa em R$ 137.990.