Honda Accord chega ao Brasil mais sofisticado e já estará à venda a partir de janeiro. Importado dos Estados Unidos, passou por alterações no design, que deixaram o visual moderno e imponente, além de trazer novas tecnologias e acabamento de alto padrão. O modelo estará disponível na versão EX, equipada com o consagrado motor i-VTEC 3.5 V6 e câmbio automático de seis marchas, agora com paddle shift.
Por fora, um dos destaques do Accord é a nova frente, o capô e o para-choque têm vincos acentuados e se integram a uma nova grade cromada, além do conjunto ótico inédito, com faróis e luzes de neblina exclusivamente em LED. O visual dinâmico segue pelas linhas laterais, realçado pelas novas rodas aro 18” com design diferenciado. A traseira também passou por mudanças, incluindo para-choque, lanternas com iluminação em LED e aerofólio na tampa do porta-malas, transmitindo mais dinamismo ao luxuoso sedã.
No interior, as principais novidades são as pedaleiras esportivas em alumínio com iluminação; o acabamento com revestimento na cor preta e detalhes que têm aspecto de madeira; o novo acabamento no painel de instrumentos; a central multimídia com navegador integrado; e o banco traseiro bipartido rebatível (60/40). Outra tecnologia incorporada ao novo modelo é o sistema de partida a distância com acionamento pela chave. Esse dispositivo oferece mais conforto aos ocupantes, pois o ar-condicionado automático dual zone é acionado ao ligar o motor do veículo, permitindo que a cabine seja climatizada antecipadamente, aquecendo ou resfriando o ambiente interno até atingir 22° C.
Com relação ao acabamento interno,o novo revestimento dos bancos com couro e partes específicas em material sintético de alta qualidade, e detalhes com aspecto de madeira no painel e nas portas, oferecendo requinte e conforto. O motorista encontra a posição ideal para dirigir, contando com ajuste de altura e profundidade no volante e bancos com ajustes elétricos, além de ter à mão os comandos do sistema de áudio e do piloto automático (Cruise Control).
O modelo traz uma central multimídia com tela de 7” multi touchscreen, desenvolvida para oferecer mais conectividade ao usuário. Essa unidade possui software avançado, incluindo GPS integrado com informações de trânsito por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão com smartphones), das principais capitais do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, inicialmente. O sistema possibilita conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto – é possível acessar informações e funções de smartphones e tablets diretamente na tela do veículo, por espelhamento e uma entrada HDMI.
Outra novidade na linha 2016 é a função de rebatimento elétrico dos retrovisores externos. Do lado direito, o retrovisor tem, ainda, o dispositivo Honda LaneWatch, que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada abaixo do espelho e mostra as imagens no display i-MID, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem do lado direito do veículo.
Como itens de conveniência, além do sistema de partida a distância pela chave, o Accord 2016 traz abertura da porta do motorista por aproximação (Smart Entry), acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), sensor de chuva e teto solar elétrico.
A versão EX do Accord 2016 continua equipada com o eficiente motor i-VTEC 3.5 V6 24 válvulas, aliado ao câmbio automático de seis velocidades, que agora traz paddle shift (aletas atrás do volante). O motorista pode configurar a condução de acordo com o seu estilo, escolhendo entre o modo “D” (Drive), que privilegia o conforto e rodagem tranquila, ou o modo “S” (Sport), que proporciona mais esportividade e dinamismo.
O propulsor desenvolve 280 cv de potência a 6.200 rpm e 34,6 kgf.m de torque a 4.900 rpm, e seu grande destaque é a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM). Esse sistema pode ativar e desativar três cilindros do motor, conforme a necessidade, para atender as demandas de potência e economia de combustível. Durante grande parte da condução urbana em velocidades mais baixas, o VCM permite que o 3.5 V6 trabalhe com apenas metade do número de cilindros e, quando é preciso mais força, todos são acionados. O resultado é um motor extremamente eficiente, que alia alta performance a baixo consumo de combustível.
No quesito segurança, o carro possui freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o carro freado por alguns segundos para auxiliar a saída em pisos inclinados. O pacote de segurança também inclui seis airbags, sendo frontais de duplo estágio, laterais dianteiros – com SmartVent, que reduz o risco de força excessiva de abertura das bolsas – e de cortina.
O Honda Accord tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e é oferecido nas cores White Orchid (perolizada), Platinum Silver (metálica) e Crystal Black (perolizada).
Já o City 2016 chegará às concessionárias em fevereiro de 2016.
Terá como itens de série como: ar-condicionado (manual nas versões DX e LX, e digital touchscreen na EX e EXL); sistema de som com Bluetooth, entrada USB e função HFT (Hands Free Telephone); acionamento elétrico para travas das portas, vidros e retrovisores externos; volante com ajuste de altura e profundidade; painel de instrumentos moderno e de fácil visualização; além de chave do tipo canivete com sistema de travamento e destravamento das portas com imobilizador. Entre os equipamentos de segurança, o modelo possui freios com ABS (antitravamento); direção elétrica EPS (Electric Power Steering); airbags para motorista e passageiro da frente, além de airbags laterais e de cortina na versão EXL; cintos de segurança de três pontos; encosto de cabeça para todos os ocupantes e pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH.
A versão DX agregou diversos itens de configurações superiores, como chave do tipo canivete, painel de instrumentos e visor do áudio na cor branca, para-brisa degradê, ajuste de profundidade da direção (já contava com ajuste de altura) e retrovisores na cor da carroceria. Além desses equipamentos, a versão LX traz como novidades as maçanetas internas cromadas e controle de áudio no volante.
No City EX, o volante recebeu acabamento em couro e foi adicionado um apoio de braço central dianteiro com porta-objetos. A versão EXL passou a ter também airbags de cortina, que abrange toda a lateral envidraçada, totalizando seis bolsas de proteção (dianteiras, laterais e de cortina), e central multimídia de 7” com navegador integrado. Esse sistema possui entradas USB, micro SD e auxiliar, e conexão via Bluetooth e Wi-Fi. A tela reproduz, ainda, a imagem da câmera de ré. Outra tecnologia de destaque nas configurações EX e EXL é o ar-condicionado digital com comandos touchscreen.
Os novos equipamentos agregados à linha City reforçam a modernidade, sofisticação e alto padrão de qualidade do modelo, características que o colocam em um patamar superior. A atual geração, lançada no segundo semestre do ano passado, trouxe mudanças no design, espaço interno e conjunto mecânico, além das inovações tecnológicas.
A grande mudança foi no interior, o espaço foi ampliado, melhorando significativamente o conforto para os ocupantes. Para o motorista e passageiro do banco dianteiro, a distância entre os ombros foi aumentada em 40 mm e o espaço da cabeça ao teto está 10 mm maior, em relação à geração anterior. Os passageiros do banco traseiro também contam com mais espaço para as pernas, com o aumento de 60 mm na distância para os bancos da frente e mais 70 mm no espaço para os joelhos. As bagagens e objetos podem ser facilmente acomodados no porta-malas, que teve o acesso ampliado em 20 mm e possui capacidade para 536 litros (incluindo o espaço inferior).
O motor 1.5 i-VTEC 16V traz a tecnologia FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio, pois aquece o combustível no próprio injetor, se necessário. Quando há uma alta concentração de etanol e baixa temperatura ambiente, os injetores aquecem o combustível de acordo com a necessidade, resultando em uma partida rápida e segura.
Esse propulsor oferece alta performance aliada à redução do consumo de combustível, conquistando classificação “A” no Conpet (teste realizado pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), tanto na Comparação Relativa na Categoria como na Comparação Absoluta Geral. O 1.5 i-VTEC gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm, quando abastecido com etanol – são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm com gasolina. Esse desempenho se deve, principalmente, ao comando de válvulas variável, que controla eletronicamente a sincronização e abertura das válvulas, permitindo respostas eficientes em todas as faixas de rotação.
A versão DX possui câmbio manual de cinco velocidades e as demais são equipadas com transmissão CVT, sendo que a EX e EXL trazem paddle shift (aletas atrás do volante) para trocas de sete marchas virtuais. O câmbio CVT tem conversor de torque e uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível.