A última rodada do Campeonato Brasileiro tinha como propósito definir o vice-colocado do torneio, a equipe que ficaria com a vaga restante para a Libertadores e os outros três times que se juntariam ao Joinville na Série B do ano que vem.
Atlético-MG e Grêmio brigavam pela segunda colocação da tabela. O tal prêmio de consolação vale R$ 6,3 milhões. O Galo venceu a Chapecoense por 3 a 0, enquanto o Tricolor venceu o Joinville por 2 a 0. Assim, sem alterações na classificação, o alvinegro de Minas Gerais ficou com o vice-campeonato.
O São Paulo, após uma medíocre atuação no Serra Dourada, conseguiu garantir seu espaço na fase preliminar do torneio de interclubes. Frente ao desesperado Goiás, jogou do início ao fim com uma postura que demonstrava a vontade de apenas voltar para casa sem sofrer gols. Fator que, especialmente na etapa complementar, deixava o time do Morumbi ameaçado.
Ademais, a atuação tricolor refletiu o conturbado pelo qual o clube passou: instável durante os noventa minutos, sem passar segurança para o torcedor e apresentando o mesmo futebol de 2015, sem melhoras. Todavia, o Goiás jogou como um time rebaixado, sem forças para ficar na divisão de elite. Isso contribuiu bastante para que o São Paulo vencesse pelo placar mínimo e se garantisse entre os quatro primeiros.
O Internacional, por sua vez, também brigava pelo G-4, mas acabou ficando em quinto na tabela, mesmo vencendo o Cruzeiro por 2 a 0. No entanto, o Colorado terá o privilégio de entrar nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem, junto com os outros brasileiros que disputarão a Libertadores.
Já na parte inferior da tabela, o Coritiba, que tinha situação mais confortável em relação aos demais rivais, escapou do rebaixamento após empatar sem gols com o Vasco. Com esse resultado, o Cruzmaltino escreveu, pela terceira vez, seu nome na segunda divisão, e Eurico Miranda terá de ir para a Sibéria como havia prometido.
Quem também escapou foi o Figueirense, depois de ter vencido o Fluminense por 1 a 0. Já o outro rebaixado é o Avaí, que ficou no empate de 1 a 1 contra o campeão Corinthians, em Itaquera.
A rodada derradeira do Brasileiro não chegou a nos proporcionar muitas surpresas, tampouco grandes emoções, visto que elas ficaram apenas para os últimos colocados.