Sepp Blatter e Michel Platini foram suspensos por 8 anos pelo Comité de Ética da FIFA, o que equivale a por um ponto final em suas carreiras como dirigentes esportivos. É bem verdade que ainda cabe recurso ao TAS, mas parece extremamente improvável que o tribunal da Apelação muda essa sentença que causou, nos dois envolvidos, reações bem distintas.
Blatter falou longamente aos jornalistas, buscou eximir-se de culpa, atribuindo o processo a que foi submetido a um sentido de vingança dos Estados Unidos por ter dado a sede da próxima Copa à Russia. E não é por acaso que Putin tem elogiado seguidamente o velho dirigente suíço. Dificilmente papai Noel conseguiria contar uma história melhor !
Quanto a Platini, em falta de argumentos mais válidos, limitou-se a dizer que tudo já esta escrito antes. Pois, convenhamos, é impossível alguém acreditar que um trabalho executado para a FIFA tenha sido pago somente 10 anos depois ! Muito mais lógico entender que esse foi o preço pago por Blatter para que Platini não se presentasse como seu adversário na última eleição da FIFA.
A reboque disso tudo, ficam os vários processos envolvendo dirigentes de nosso continente e que, muito provavelmente, deverão serem concluídos (não se sabe quando) com a punição dos culpados.
Aí eu me lembro de uma famosa marchinha que, várias décadas atrás, acompanhou a campanha de Janio Quadros à presidência da República: “varre varre, vassourinha”. No caso do futebol mundial seriam necessárias milhares e milhares de vassouras !