Uma das atrações que também ficam na ilha Yas é o Ferrari World. Trata-se de um parque temático sobre a Ferrari. Afinal o automóvel Ferrari é objeto de desejo e orgulho dos Sheiks da região que possuem suas coleções privadas de Ferraris.
O parque é feito em uma estrutura metálica impressionante. Não somente pelo tamanho, cerca de 400 a 500 metros de comprimento de área interna, mas também pelo fato de ser uma imensa área fechada toda climatizada. Seria impossível frequentar um parque como estes em um local onde 40C de temperatura é comum (às vezes bem mais quente que isso).
Vale a pena visitar, sem dúvida alguma, principalmente quem é amante de automobilismo. Além de aventuras e brinquedos radicais, há atrações que resgatam a história da Ferrari de maneira muito bem feita e carregada de emoção. Por exemplo, descobri que nas 24 horas de Daytona em 1967 os três primeiros colocados foram 3 Ferraris 330P4 que chegaram emparelhadas disputando a primeira colocação, um chegada histórica!
Mas para quem gosta de emoções fortes, deve experimentar a FORMULA ROSSA, a montanha russa mais rápida do mundo.
Formula Rossa – a montanha russa mais rápida do mundo
Ela foi construída na parte externa do parque visando proporcionar ao visitante a experiência de acelerar uma Ferrari de fórmula 1. Na foto acima podemos ver a reta inicial onde o carro com seus ocupantes acelera de 0 a 240 Km/h em 5 segundos!! É impressionante. Apesar de não ser muito fã de montanhas russas, claro que experimentei pois como diz o ditado seria como ter ido Roma e não visitar o Vaticano para ver o Papa!! Quando a velocidade absurda é atingida vem a subida íngreme. Mas pela velocidade o carro chega ainda muito rápido no topo para despencar e acelerar novamente. Com esta velocidade ao começar a descida tem-se a impressão de que vai ser lançado ao ar, com total sensação de falta de peso. É para quem gosta de emoções fortes e é um passeio e tanto!!
Dá para ver como fiquei cheio de adrenalina após o passeio!!
Mas voltando aos fatos históricos, é riquíssimo o acervo do Ferrari World. Há carros de fórmula 1 em todos os cantos e das mais diferentes épocas. Há uma galeria linda que tem vários carros históricos, alguns de F1, Ferraris de rua, como por exemplo as míticas Dino, F50, Enzo, etc.
É bom chegar perto assim de uma dessas jóias
Um dos carros que encontrei chamou muito minha atenção. Foi a Ferrari usada por Gerhard Berger em 1989. Não que os carros atuais sejam feios, muito pelo contrário. Mas aquela Ferrari com “bico de tucano”, projetada pelo gênio Sul Africano John Barnard (o Adrian Newey de sua época), se não me engano também foi usada por Mansell e Prost é para mim linda demais!!
Ferrari F640 – dirigida pelo Berger em 1989
Nesta mesma galeria havia uma placa citando as grandes conquistas da Ferrari, as vitórias consideradas épicas desde 1947 até 2009, ano de inauguração do parque temático. Inclui as conquistas de 24 horas de Le Mans, 12 horas de Sebring, pilotos campeões de F1, campeonatos de construtores de F1 entre outras tão importantes como a tradicional e histórica Mille Miglia. Vejam o quadro na foto abaixo.
Para quem gosta de emoções fortes, montanhas russas à parte (além da Formula Rossa e a Fiorano) há alguns simuladores sensacionais no parque. Um deles, o mais perfeito conta com uma estrutura hidráulica-mecânica impressionante que reproduz muito de perto as forças exercidas por F1 de verdade, em tamanho natural.. Convém ressaltar que para usar estes simuladores há um valor a ser pago à parte e deve ser marcada hora. Assim logo ao chegar ao parque recomenda-se que se corra lá no final onde ficam estas atrações, compre seu ingresso e marque sua hora senão corre o risco de ficar sem esta experiência.
Incrível simulador em tamanho real
Há um segundo simulador quase tão perfeito quanto este mostrado acima, um pouco menor, mas com um diferencial muito interessante. São 8 simuladores lado a lado que reproduzem uma corrida na pista de Yas Marina entre estes 8 participantes. Pode ser uma corrida de F1 ou com uma Ferrari 599 GTB Fiorano. Sensacional!! E mais interessante é que cada um dos carros é “pilotado/personalizado” por um grande piloto que passou pela Ferrari:
– Schumacher
– Raikkonen
– Massa
– Prost
– Alesi
– Mansell
– Alonso
– Barichello
Se bater uma fome durante a visita há vários restaurantes temáticos como o “Ristorante Cavallino” ou o interessante “Il PODIO” que retrata diversos pilotos da Ferrari em sua entrada. Também há interessantes modelos de engenharia como um túnel de vento que pode ser manipulado pelo visitante e uma visita por dentro de um motor Ferrari V12!!
Entrada do Ristorante Il PODIO
Para finalizar este extenso artigo quero compartilhar uma das mais bonitas imagens captadas no Ferrari World. É a foto de uma Ferrari de fórmula 1 da década de 1950. Percebe-se seu estilo inconfundível, sua cor marcante e também seu motor dianteiro (comum à época). Estava logo na entrada do parque acima da mais recente Ferrari de rua. Não sei precisar o ano deste carro. Mas não importa! Esta é para mim a Ferrari do Juan Manuel Fangio!! E não se fala mais nisso!! Espero que tenham apreciado como eu apreciei esta experiência e que eu tenha conseguido retratar boa parte de minha satisfação e emoção nesta incursão a Abu Dhabi e ilha Yas e Ferrari World.
Conheça o belíssimo circuito de Yas Marina de Abu Dhab
Abu Dhabi – A cidade, a cultura e dicas para o visitante
Um dia de fã explorando o Ferrari World em Abu Dhabi
PS: Não sou colaborador frequente do SITE DO CARSUGHI, mas eventualmente tenho sido convidado a trazer algumas de minhas experiências para este grande site. Em meu próprio site Em 2005 falei da “Incrível Tecnologia da Formula 1” (visita aos boxes da Ferrari). Em 2013 retornei aos boxes, mas dessa vez da Lotus – “A incrível tecnologia da Formula 1 – visitando o box da Lotus em Interlagos“. Contei também em uma experiência emocionante sobre corridas online em “Pode jogar com todos menos com o Xandó” e em 2010 relatei o lançamento de um notebook Lenovo ocasião na qual participei de uma corrida de kart em “Deixando o Thiago Camilo para trás”. Agradeço muito minha amiga Claudia Carsughi pela oportunidade de trazer um pouco de minhas experiências e emoções para este incrível site. E fica meu convite para que conheçam o meu site FXREVIEW que é dedicado a tecnologia, mobilidade, corridas de rua e até um pouco sobre automóveis.