Saiu de linha o C3 Picasso que foi substituído pelo novo C3 Aircross, apresentado recentemente à imprensa e já à venda nas concessionárias.
Sucesso da linha C3, o Aircross vendeu em 5 anos, desde seu lançamento só para a América Latina, mais de 50 mil unidades. Em função desses números e da fidelização do modelo, a fábrica decidiu em 2013 começar a desenvolver um novo carro e investiu 150 milhões de reais nesse projeto.
O resultado é um carro muito mais moderno, com o grupo ótico(farol, lanterna) agora colocado na mesma linha do Chevron, e o Dna da Citroen aparece num filete em Led, abaixo dessa linha.
Na parte externa vemos novos para-choques dianteiros, grade central, molduras dos faróis de neblina, molduras das caixas de roda, nova barra de teto, novo para-choque traseiro com luzes de neblina e ré e nova capa do estepe, para dificultar o roubo desse componente.
Na parte interna o carro ganhou novo painel de instrumentos e há um bandô na cor do veículo, os bancos tem tecido novo com revestimento em couro na versão top, nova tela touch screen 7” com funções de câmera de ré, telefone, USB, bluetooth, uma jukebox de 16 GB onde se podem armazenar músicas, novo GPS, photo viewer e espelhamento do celular na tela.
A direção é elétrica progressiva e na suspensão foi colocada uma barra estabilizadora traseira para absorver melhor os impactos do nosso solo, grande característica desse carro.
A transmissão tanto manual, quanto a automática, foi alongada em 5% no diferencial.
O Citroën Aircross 2016 vem com duas opções de motorização: o motor 1.5i Flex, com 93 cv de potência máxima com etanol a 5.500 rpm e torque máximo de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. E o novo motor 120 Vti Flex Start, que rende 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol.
Além disso, o novo Aircross oferece duas possibilidades transmissão: manual de 5 marchas – em conjunto com os motores 1.5i e 120 VTi Flex Start – e a automática sequencial com troca de marchas na coluna de direção por meio de “Paddles Shifts”, sendo esta somente nas unidades com motor 120 VTi Flex Start. Visando maior economia de combustível, as caixas de câmbio tanto manual quanto automática, associada à motorização 120 VTi Flex Start foram alongadas em 5% no diferencial.
Confira as versões e preços:
Start 1.5 (MT) – R$ 49.990
Live 1.5 (MT) – R$ 53.990
Live 1.6 (AT) – R$ 58.990
Feel 1.6 (MT) – R$ 58.990
Feel 1.6 (AT) – R$ 63.990
Shine 1. (AT) – R$ 69.290
Andamos na versão básica , sem estepe atrás, com câmbio manual de 5 marchas e fizemos um percurso de terra e outro de asfalto. O carro se comportou muito bem em ambos trajetos, não sai nas curvas, tem um motor satisfatório 1.5 , um volante com boa empunhadura, suspensão firme e bem confortável para os ocupantes, tanto dianteiros como traseiros.
Vale lembrar que é um carro de uso misto no entanto não possui controle de tração, então não espere dele um autêntico off-road, para isso busque outra categoria.