Após o atentado terrorista na França, na última sexta, a Federação Belga de Futebol chegou ao consenso de cancelar o amistoso frente aos espanhóis, que aconteceria nesta terça-feira. A razão é o aumento do nível de alerta de segurança.
Numa escala de 0 a 4, o nível de alerta desta partida teria aumentado de 2 para 3, que já pode ser considerado como ameaça terrorista.
Para hoje, ainda estão confirmados os amistosos da Alemanha contra a Holanda e da Inglaterra frente à França. As duas partidas terão um esquema de segurança que jamais fora visto em seus respectivos locais. Em Hannover, policiais estarão em grande número nos arredores do estádio, inclusive armados de metralhadoras. Normalmente, cerca de 200 oficiais trabalham nos jogos da Bundesliga, mas o efetivo desta vez será muito maior.
Já em Londres, o estádio Wembley nunca vivenciou uma operação de segurança como esta. O cerco estará tão fechado que o presidente da Associação de Futebol da Inglaterra, Martin Glenn, já alertou os torcedores para chegarem o mais cedo que puderem à arena, já que as revistas serão muito mais detalhadas e demoradas.
Além disso, o dirigente também assegurou que o público terá total segurança antes, durante e depois do jogo. Cerca de 70 mil pessoas são esperadas para a partida.
“Essa partida terá um significado global: mostrar que o terrorismo não pode vencer”, afirmou Glenn.