A Toyota vem desenhando uma história de sucesso desde 1968, quando lançou a 1ª geração da Hilux. Até hoje, ela já vendeu mais de 16 milhões de unidades em 280 países. O sucesso foi tanto que mais 7 gerações foram feitas até a chegada da 8ª, que é esse novo lançamento. Em 1993 ela chegou ao Brasil em sua 5ª geração , importada do Japão e se beneficiou do crescimento do mercado dessa categoria entre 2005 e 2013, crescendo quase 300%.
O grande diferencial dessa 8ª geração é a sensação que é passada ao motorista de carro de passeio. Ela vem totalmente renovada, tem 9 cm a mais que a anterior, com novo chassis, nova suspensão traseira, novo motor 2.8 diesel de 4 cilindros com 177 cv de potência, substituindo o anterior 3.0 mas com ganho de 6cv e aumento de torque de 22%com câmbio automático e 25% com câmbio manual.
Na parte interior o acabamento está mais luxuoso e bonito. A iluminação do painel é azul e o novo volante está com um revestimento de espuma mais espessa. O ar condicionado tem saída para o banco traseiro e refrigeração no porta-luvas. A coluna de direção agora tem regulagem de altura e profundidade e a partida é acionada sem a chave, só pelo botão start/stop.
Na parte de fora, a frente ficou mais agressiva, com faróis em led, maçanetas cromadas e câmera de ré. As rodas são aro 18”, o motor parece bem mais silencioso pois o isolamento acústico foi bem pensado e foram feitas melhorias também na injeção e na admissão , a espessura do chassis aumentou de 2,9 para 3,2 mm e foram colocados 7 air-bags e sistema isofix de fixação de cadeirinhas para crianças.
Agora a Hilux vem com mais itens de série, como o ar condicionado, air-bag para joelhos do motorista e bloqueio do diferencial traseiro desde a versão de entrada.
Outra novidade é o acionamento da tração 4×4 através de um botão ao invés de uma alavanca ao lado do câmbio, como era antes. O auxílio do assistente de subida e descida são excelentes para terrenos impróprios.
Dirigindo a picape, pudemos sentir que as respostas dela melhoraram, devido ao aumento da potência e do torque, associados ao bom câmbio de seis marchas.
Ela também se comporta muito bem naquilo a que se propõe, o off road. A vibração é mínima e ela enfrenta bravamente grandes buracos, solo escorregadio, arenoso e com obstáculos.
Os preços e versões são os seguintes:
Hilux 4×4 com chassi 2.8 TDI 6 marchas manual R$ 114.860,00
Hillux 4×4 cabine simples 2.8 TDI 6 marchas manual R$ 118.690,00
Hilux 4×4 STD 2.8 TDI 6 marchas manual R$ 130.960,00
Hilux 4×4 SR 2.8 TDI 6 marchas automática R$ 162.320,00
Hilux 4×4 SRV 2.8 TDI 6 marchas automática R$ 177.000,00
Hilux 4×4 SRX 2.8 TDI 6 marchas automática R$ 188.120,00