Com uma campanha impecável, o Corinthians chegou a sua sexta conquista. Em 35 jogos, a equipe de Tite venceu 23 vezes, empatou oito e perdeu quatro. Marcou 64 gols e sofreu apenas 27. Além disso, tem o melhor ataque, a defesa menos vazada da competição e possui um aproveitamento de 73,3%, digno de campeão nacional.
No início do campeonato, o alvinegro vivia algumas dificuldades. Perdeu dois de seus ídolos, Emerson Sheik e Guerrero, além do jogador que era visto como a liderança da equipe: Fábio Santos. Também tinha dívidas com respeito aos salários do atletas. E tudo isso acabou interferindo no desempenho do alvinegro.
Das quatro derrotas que o Corinthians teve no torneio, três aconteceram nas primeiras oito rodadas. Tudo não passava de uma questão de tempo para Tite colocar o alvinegro na direção certa rumo ao título.
O treinador teve de fazer algumas alterações entre os titulares e em seu esquema tático. Tirou Ralf da equipe principal por pura opção tática, a fim de melhorar a saída de bola do time, que era um dos principais problemas, e Bruno Henrique assumiu o posto. O time que tinha que era conhecido como “retranqueiro”, passou a ganhar um caráter ofensivo.
Com um esquema de jogo definido, Tite ainda contou com a ótima fase de seu trio de meio de campo. Elias, Jádson e Renato Augusto foram são grandes destaques do Campeonato Brasileiro e responsáveis diretos pela maior parte dos gols do alvinegro na competição. O camisa 10, por exemplo, é o jogador que deu mais assistências no torneio (12), além de ser o artilheiro da equipe do Parque São Jorge e vice do campeonato, com 13 gols.
A partir da 18ª rodada, o reinado do Corinthians no campeonato começou. Após vencer o Sport por 4 a 3 em Itaquera, o alvinegro assumiu a ponta da tabela e nunca mais saiu de lá.
Vale ressaltar o bom momento de Luciano, que pouco durou em função de uma lesão que o tirou da temporada. Mas graças a isso, apareceu o brilhantismo de Vágner Love, um jogador que no início da sua trajetória no alvinegro sofria com suas condições física e técnica e por isso foi muito contestado. Aos poucos o artilheiro do amor foi crescendo, crescendo no mesmo ritmo em que o Corinthians crescia na competição. E agora, Love foi o autor do gol que sacramentou o título alvinegro.
Corinthians é campeão com 12 pontos de vantagem sobre o vice Atlético-MG e com três rodadas de antecedência. Passa a fazer parte do grupo dos que tem seis ou mais títulos brasileiros, formado por Santos, Palmeiras e São Paulo — os dois primeiros são octacampeões em razão do reconhecimento da CBF sobre os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais, os equiparando ao Campeonato Brasileiro.
Parabéns Corinthians e parabéns Tite, indiscutivelmente o melhor técnico deste Campeonato Brasileiro.
E, finalmente, o torcedor corintiano pode soltar o grito de hexacampeão que estava engasgado na garganta há dez dias.