Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Entrevista com Emerson Fittipaldi

por Maurício Santos 19/11/2015
por Maurício Santos 19/11/2015
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
(foto: Eduardo Viana)

(foto: Eduardo Viana/Divulgação)

Bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi é uma das maiores referências do Brasil no automobilismo. Conquistou seu primeiro título em 1972 e tornou-se o campeão mundial mais jovem da história da modalidade, recorde que manteve por mais de três décadas e que só foi quebrado em 2005, pelo espanhol Fernando Alonso.

Em entrevista ao Site do Carsughi, durante o lançamento de uma linha personalizada de relógios Technos, que homenageia o ex-piloto de 68 anos, Emerson falou sobre o que espera das próximas gerações do automobilismo, a tecnologia na modalidade e ainda deu o seu palpite sobre as equipes que brigarão pelo título da próxima temporada da Fórmula 1.

Depois do Ayrton Senna, nenhum brasileiro conseguiu um título mundial. O que ocorreu para que isso acontecesse?
Eu acho que o Brasil teve muita sorte em ter três campeões mundiais: Nelson Piquet três vezes, Ayrton Senna três e eu duas. Mas trouxe uma imagem para o Brasil que parece fácil ser campeão mundial. Porém é muito difícil. Eu acho que as gerações novas, que estão aparecendo agora, têm chances. Para você ganhar qualquer campeonato do mundo, as condições têm de ser favoráveis no ano todo. Nessa turma que está aí, o Felipe Nassr está andando muito bem. Não está no melhor carro, mas tem gente nova chegando aí. É o incentivo que a gente tem que dar para as próximas gerações. Acho que depende de nós apoiá-los e incentivá-los no esporte.

Temos visto muitos brasileiros perdendo espaço na F-1. Qual é o futuro do Brasil no esporte?
Eu acho que é a gente incentivar a base do Kart. Há um programa feito pela Telmex mexicana, para levar um jovem do país até a Fórmula 1 desde o kart. Os mexicanos Sérgio Perez e Esteban Gutiérrez entraram nesse programa, que é muito bem organizado. O primeiro brasileiro a entrar nele é o Pietro, meu neto, e a ideia do programa é dar chance a um piloto jovem de chegar à Fórmula 1.

O seu filho já vem se destacando no Kart. Acredita que ele possa ser mais um Fittipaldi na F-1?
É um caminho muito longo, mas ele é um apaixonado por Fórmula 1. Eu estava no México semana passada, ele ganhou a corrida e foi na casa do amiguinho em Guarulhos. Aí ele mandou uma foto com os dois de capacete andando no simulador à noite. Depois o pai do amigo mandou uma outra foto no dia seguinte dos dois tomando café da manhã de capacete. Isso é a paixão. Nessa turminha nova que está aí, tem muita molecada apaixonada pelo automobilismo. Os coleguinhas dele, que correm aqui, vão correr na Granja Viana e correm no Brasil inteiro. É a geração nova que está chegando. Vamos incentivar para eles chegarem lá.

Com as novas tecnologias, os carros acabam ganhando mais destaque que os pilotos. Você acha que a F-1 tem ficado mais sem graça em função disso?
Eu acho que o carro, hoje, está separando muito as equipes, e a tecnologia ajuda um piloto jovem a andar rápido, mas na hora em que larga em um Grande Prêmio, os pilotos fazem a diferença. Piloto ainda é muito importante. Esperamos que haja um equilíbrio maior nos carros.

Nos últimos anos, os campeonatos foram definidos com os campeões muito à frente dos demais pilotos. Neste ano, Hamilton venceu o Mundial com autoridade, a três GPs para o término da temporada. Podemos esperar um campeonato mais emocionante em 2016?
A Ferrari está chegando. A Williams melhorou bastante, mas a briga para o ano que vem pelo título com certeza ficará entre Mercedes e Ferrari.

Ayrton SennaCarsughiFelipe MassaFerrariFittipaldiGPInterlagosKartLewis HamiltonMercedespilotos
Maurício Santos

Maurício Santos é formado em Publicidade e Propaganda, pela Faculdade Cásper Líbero, mas tem uma forte relação com o jornalismo, construída há alguns anos. Desde 2014, colabora na área futebolística do Site do Carsughi. De lá para cá, já foi repórter do Jornal Destak, assessor de imprensa e, atualmente, trabalha com marketing.

Anterior
Brasil fecha o ano com sua melhor atuação nas Eliminatórias
Próximo
MUITO CARO VIAJAR NO RÉVEILLON? PENSE EM IR PARA BUENOS AIRES E SANTIAGO DO CHILE

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?