O Santos avançou à semifinal da Copa do Brasil graças à vitória por 3 a 2 sobre o Figueirense, no Pacaembu. Com isso, a hipótese de que teríamos um paulista na final já está confirmada em razão do duelo do Peixe frente ao São Paulo.
A partida diante do Figueira, na capital paulista, nos proporcionou olhares interessantes para as duas equipes. Vejo que o Santos é competitivo para brigar pela vaga para a Libertadores tanto pelo torneio de pontos corridos, quanto pelo de mata-mata. É um time jovem, sagaz, veloz e muito bem organizado do meio para frente. Já a equipe catarinense, que jogou com o time reserva, claramente mostrando que sua prioridade é o Brasileirão, nos deu indícios de que pode se safar do rebaixamento se jogar dessa mesma forma em seus futuros jogos.
O próximo confronto do Figueirense será diante do Goiás, outro que briga para não ser cair. Apesar do resultado que o eliminou da Copa do Brasil, o time de Santa Catarina vai com moral para esse duelo entre o décimo sexto e o décimo oitavo colocado da tabela.
Se um lado da chave já nos diz que teremos um paulista na final, resta aguardar o que o outro pode nos proporcionar. Quem sabe uma final regional, como aconteceu na temporada passada entre Cruzeiro e Atlético-MG?