A Moto GP apresentou mais um grande espetáculo nesta madrugada no GP de Motegi, no Japão. A prova teve um começo com Lorenzo (que largava na pole), sob chuva, assumindo a ponta com sua Yamaha, mas gastando demasiadamente seus pneus, notadamente o traseiro, enquanto seu companheiro de equipe, Rossi, buscava economiza-los, apostando que a chuva diminuiria.
Na luta entre os dois, a experiência do italiano, que aos 36 anos está lutando para conquistar seu décimo título mundial, revelou-se decisiva. Ele , com efeito, conseguiu ultrapassar Lorenzo para receber a bandeirada em segundo lugar, à frente do rival, e aumentar assim em mais 4 pontos sua vantagem, agora de 18 pontos.
A vitória coube a Pedrosa, com sua Honda, que não tendo nada a perder fez uma corrida muito inteligente, economizando, à exemplo de Rossi, os pneus na fase inicial para depois assumir a ponta e voar para a bandeirada final. Não foi fácil, pois ele teve que superar antes Rossi e depois Lorenzo, mas os riscos assumidos foram compensados por um triunfo que vale muito para sua auto-estima e seu posicionamento na equipe, onde ele tem a fortíssima concorrência de Marquez.