Nova Iorque é um dos meus lugares favoritos. Uma metrópole invadida de turistas, pessoas de todo mundo, onde em cada esquina ouvimos as mais diversas línguas.
Tudo lá brilha! A cidade exala vida, alegria. Até mesmo seu trânsito caótico dá um certo charme à cidade.
A cada vez que a visito, descubro um novo restaurante, um detalhe novo, uma luz diferente.
Andar pela cidade é bem fácil, mesmo para quem vai a primeira vez. Isso porque as ruas e as avenidas são todas numeradas, o que torna simples a locomoção. E para conhecer a Big Apple ande a pé; só assim você poderá admirar a cidade em sua plenitude.
Um dos pontos mais visitados da cidade é a Times Square, lugar onde se concentram boa parte dos espetáculos. Em qualquer horário, o local é lotado de turistas.
Vale a pena conferir os shows da Broadway, especialmente o clássico Fantasma da Ópera, no Teatro Majestic. Tive a oportunidade de assistir Evita, com Ricky Martin, em junho de 2.013. Para quem gosta de drama, Miss Saigon é ótimo.
No Radio City Music Hall há sempre espetáculos em cartaz. O último que vi foi Cirque du Soleil, Zarkana. Espetacular!
Para passear, aproveite o Central Park, lugar que na minha opinião merece uma matéria à parte, pois há muito o que fazer lá.
Reserve um dia para o Museu Metropolitan e outro para o Museu de História Natural.
Visite os bairros do Soho e Chinatown e vá até o Memorial do World Trade Center, onde havia as torres gêmeas que despencaram no fatídico 11 de setembro.
E faça compras!!! Embora NY não seja o lugar mais em conta para comprar nos EUA, vale a pena conferir algumas lojas, como a Century 21, Tjmaxx, Marshalls e Bed, Bath & Beyond.
Na cidade de New Jersey, cerca de 30 minutos de Manhatan, há um bom outlet, o Jersey Gardens (http://www.simon.com/mall/the-mills-at-jersey-gardens/stores).
Na Quinta Avenida é possível encontrar lojas temáticas como a Disney´s Store . E também as famosas Victoria Secrets, Macy´s , Bloomingdales, Abercombrie, Louis Vuitton, Prada, Chanel entre outras.
ONDE COMER
As comidinhas, hummmmm, que delícia. O aplicativo “open table” possibilita fazer reservas para o mesmo dia, o que é bem útil, já que os lugares costumam lotar. Há restaurantes para todos os gostos em NYC. Super recomendo os seguintes endereços:
Magnolia Bakery, a famosa padaria do seriado Sex and the City onde é possível comer os melhores cup cakes do mundo (na minha opinião) – 1240 Avenue of the Americas at 49th Street.
Cipriani – este restaurante italiano fica dentro da Grand Central Station. É bem diferente sentar-se à mesa e observar o movimento das pessoas circulando pela estação. As massas são ótimas (Grand Central Station).
Olive Garden – meu queridinho de NYC, este restaurante fica bem no meio da Times Square. Como cortesia, eles servem bread sticks quentinhos – 2 Times Square
New York, NY
Locanda Verde, restaurannte de comida cujo dono é Robert De Niro (às vezes é possível encontra-lo por lá). O cardárpio é pequeno mas ótimo.
Nobu NY (comida oriental). Bem aconchegante, serve boas porções de sushis – 105 Hudson Street – New York, NY
Asiate – este hotel fica no topo do hotel Mandarim. A vista de lá de cima é demais. É possível almoçar ou jantar com a vista do Central Park. O ideal é fazer reserva, pois costuma lotar. O menu de degustação é ótimo (USD$ 120,00 por pessoa).
Bubba Gump -Restaurante temático do filme Forrest Gump. A maior parte dos pratos é à base de frutos do mar. Fica na Times Square e vive lotado.
Carmine´s – Restaurante italiano com porções generosas de massas com bons preços – 200 W 44th St, New York, NY.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
New York é linda em qualquer época do ano, mas especialmente no Natal a cidade é mágica. Fuja só do verão, em que as temperaturas sobem muito e o passeio acaba sendo um tanto desconfortável.
A moeda utilizada é o dólar americano e há necessidade de visto para entrada no país, que pode ser obtido no site do consulado: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv
A hospedagem na ilha de Manhatan é cara, cerca de USD$ 100,00 no mínimo a diária para um casal.
Atualmente as companhias aéreas tem oferecido descontos bons nas passagens, que chegam a sair por USD$ 400,00 (+ taxas de embarque) partido de São Paulo e Rio de Janeiro. Há vôos diretos para NYC diariamente dessas cidades.
Para se locomover do aeroporto até o centro de Manhatan você pode utilizar o táxi (meio mais caro, cerca de UD$ 70,00) ou usar o ônibus da NYCAirport. O preço é de USD$ 17,00 por pessoa. Para encontrá-lo, ao sair da esteira de bagagens siga as placas de “Ground Transportation”. Logo na saída haverá funcionários uniformizados vendendo os bilhetes. Os ônibus costumam sair de meia em meia hora. Já utilizei várias vezes e gostei do serviço. Eles param em estações como a Grand Central Station e Penn Station.