O GP de Phillip Island, o antepenúltimo deste campeonato, reservou, a quem ficou acordado até as 3 horas da madrugada deste domingo, emoções da primeira à última volta.
Um começo em que Iannone com sua Ducati, extremamente veloz nas retas, deu uma nota diferente ao habitual duelo Yamaha-Honda e que viu depois Lorenzo assumir a ponta, deixando atrás de si o trio Marquez – Iannone – Rossi batalhando pelo pódio. Um pódio que pareceu conquistado no degrau mais alto por Marquez, quando Lorenzo começou a sentir o desgaste de seus pneus (todos os primeiros tinham feito a mesma escolha, por sinal), mostrando a diferença na forma de pilotar.
Mas aí Lorenzo, numa volta fantástica, conseguiu obter novamente a ponta, até perde-la, desta feita definitivamente, na volta derradeira para Marquez enquanto Iannone superava Rossi e subia ao pódio. A luta entre os dois pilotos italianos – o experiente Rossi e o jovem Iannone – foi sensacional e acirradíssima, fechando com chave de ouro um GP maravilhoso em que todos os 4 primeiros deram o melhor de si.
O campeonato vê agora, faltando dois GPs, Rossi ainda líder mas com sua vantagem reduzida para 11 pontos, o que faz prever um final entusiasmante.